21.9 C
Vitória
segunda-feira, 25 maio, 2020

Novos tratamentos previnem a osteoporose. Saiba como!

Leia Também

Prefeitura de Vila Velha lança site com vagas de emprego

A página “Trabalha Vila Velha”, que estará disponível no portal da Prefeitura de Vila Velha, é uma ferramenta fundamental neste momento de crise econômica provocada pelo novo coronavírus.

Resolução suspende pagamento de parcelas do Fies por causa da pandemia

A suspensão dos pagamentos foi decidida pelo Congresso em projeto de lei sancionado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.

Renato Casagrande e primeira-dama testam positivo para covid-19

De acordo com a nota, o Governador Renato Casagrande passou a apresentar sintomas leves na última sexta-feira (22), quando realizou testes

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Especialista explica sobre prevenção e tratamento da osteoporose e como reduzir o risco de fraturas em idosos

A osteoporose é uma doença metabólica que afeta 200 milhões de pessoas no mundo. Destas, 10 milhões só no Brasil. De acordo com dados do Journal Of Medical Economics, também é uma das maiores causadoras de custos com hospitalização no mundo: cerca de R$ 19,8 bilhões/ano – números acima, inclusive, dos gastos com infarto (16,7 bilhões/ano) e derrames (R$ 11,7 bilhões/ano).

Ortopedista do São Bernardo Apart Hospital, Harlis Pimentel reforça os cuidados com prevenção e os novos tratamentos disponíveis no mercado.

“A osteoporose pode ser definida como uma desordem esquelética, que predispõe a um risco aumentado para fraturas, em resumo, são ossos fracos. Esta é uma doença que pode ser associada a diversas causas, desde a idade avançada, deficiência hormonal, até a outras enfermidades como hipertireoidismo, diabetes, tabagismo, e uso de medicamentos como corticoides e antiepiléticos”, explica Pimentel.

Tratamentos

O tratamento da osteoporose pode ser feito à base de medicamentos que impedem a progressão da doença, no entanto, surgiram novas medicações com a capacidade de induzir a produção de massa óssea, alcançando melhores resultados, principalmente em pacientes com osteoporose grave e alto risco de fraturas.

“A nova droga que apresenta este efeito é o romosozumabe, que é um anticorpo monoclonal, porém, ainda não está liberada no Brasil”, diz o médico.

As recomendações de terapias e tratamentos para osteoporose são prescritas de acordo com o sexo, grau de risco de fratura, doenças preexistentes e medicações em uso. Segundo ele, também podem ser utilizados bifosfonatos (classe de medicamentos que previnem a perda de densidade óssea); denosumab (que são anticorpos que contribuem para o aumento da densidade óssea); terapias hormonais (com reposição de estrogênio ou testosterona); calcitonina (hormônio sintético que aumenta a fixação de cálcio e fosfato nos ossos); e teraparatide, que é a primeira droga anabólica liberada para tratamento da osteoporose.

A osteoporose desgasta os ossos com o tempo. – Foto: Reprodução

O tempo de tratamento varia de acordo com cada medicação utilizada e o risco de fratura do paciente. Além disso, vale ressaltar que o uso indiscriminado dos bifosfonados por longos períodos, sem pausas no tratamento, aumenta o risco de fraturas atípícas no fêmur (subtrocantérica).

“É necessário o acompanhamento de um profissional capacitado para melhor otimização do tratamento, levando em consideração riscos e benefícios de cada droga”, orienta Pimentel.

Prevenção

Harlis Pimentel destaca que, apesar de ter um fator genético envolvido com o desenvolvimento da osteoporose, é possível agir de maneira preventiva a fim de evitar a evolução da doença.

“É preciso investir na ingestão adequada de cálcio, consumindo alimentos como iogurte, sardinha, agrião, espinafre, feijão, entre outros; ingestão de vitamina D, que pode ser encontrada no salmão, nos ovos, em queijos, entre outros, e também tomar banho de sol para aumentar a formação desse nutriente; por fim, é necessário incluir na rotina exercícios de impacto, pois eles estimulam a formação óssea e contribuem para o ganho de massa muscular e força, o que contribui para melhora do equilíbrio, prevenindo quedas”, aconselha.

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bolsonaro sanciona Nova Embratur e veta incentivos fiscais para setor do turismo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a "Nova Embratur", com vetos a incentivos fiscais voltados para o setor do turismo.

Projeção do PIB de 2020 passa de -5,12% para -5,89%, aponta Focus

No Focus divulgado nesta segunda-feira, 25, a projeção para a produção industrial de 2020 seguiu em baixa de 3,68%. Há um mês, estava em baixa de 2,35%

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Vida Capixaba

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.
Continua após publicidade