19.1 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Um novo capitalismo pós-coronavírus

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

Surge um ciclo de inovação no futuro capitalista

O que acontecerá com a economia após a Covid-19? Quantas empresas sucumbirão? Será que nos recuperaremos? São perguntas que fazemos depois de um inimigo inesperado e invisível ter colocado o mundo de joelhos. Uma teoria desenvolvida por um economista russo, Nikolai Kondratiev, na primeira metade do século passado ajuda a entender o que pode ser o futuro e mostra como as empresas podem se preparar para ele.

Através da Teoria dos Ciclos Longos, Kondratiev explicou que o capitalismo se desenvolve em ciclos de 50 a 60 anos; cada ciclo se esgotando normalmente com importantes crises, que mudam profundamente a ordem vigente, e um novo se iniciando na esteira de importantes inovações tecnológicas.

O primeiro ciclo tem início por volta de 1770, com as máquinas a vapor e a primeira Revolução Industrial, gerando imensas fontes de lucros decorrentes de economias de escalas. Esse ciclo começa a se esgotar com uma superprodução e uma intensa concorrência que corrói o superlucro de outrora. As guerras napoleônicas, entre 1805 e 1815, são determinantes para o fim desse ciclo e o início de um novo, a partir de 1820, capitaneado pelo desenvolvimento das ferrovias.

O segundo ciclo vai findar em 1870, prenunciado por importantes crises no mundo, como a Guerra Civil Americana, a Guerra da Prússia e a Guerra do Paraguai. Inicia-se o terceiro ciclo, da segunda Revolução Industrial, com o advento da eletricidade e do motor a combustão. Esse ciclo começa a morrer com a 1ª Guerra Mundial e termina com a crise de 1929, fazendo nascer um novo ciclo de prosperidade com base na produção em massa.
O desfecho desse novo ciclo é marcado pelos choques do petróleo em fins da década de 70. Desde então, vivemos um ciclo baseado fundamentalmente em informática e telecomunicações, que proporcionou ao mundo uma imensa evolução.

Seguindo a teoria de Kondratiev, estamos nos aproximando do término deste ciclo; o que o determinará ainda não sabemos. Talvez a guerra comercial entre EUA e China.
O que parece certo é que um novo ciclo do capitalismo está próximo de surgir e já podemos prever que as inovações tecnológicas que serão sua base virão da inteligência artificial, robótica, biotecnologia, nanotecnologia, medicina avançada, indústria 4.0 e tantas outras áreas que já começam a fazer parte do nosso cotidiano.

E a Covid-19? A pandemia mudará completamente o mundo e pode ser um “cisne negro” (vide sugestão de leitura ao lado) que antecipará o fim de um ciclo do Kondratiev e dará início a mais 50 anos de prosperidade na economia mundial. Portanto, já passou da hora de preparar sua empresa para o futuro, e este se chama “Inovação”.


A Lógica do Cisne Negro
Nassim Nicholas Taleb

Neste best-seller, o autor discorre sobre sorte, incerteza e probabilidade, para justificar como grandes acontecimentos nos tomam de surpresa, enquanto restringimos nosso pensamento ao corriqueiro e irrelevante. Temos a tendência de evitar o desconhecido e nos concentrar no que podemos compreender.

Além disso, costumeiramente buscamos simplificar os fatos e acontecimentos, apoiando-nos em relações de causa e efeito que muitas vezes são falaciosas. Para Nassim Taleb, o cisne negro é um acontecimento com baixíssima frequência, daí normalmente não o considerarmos. Porém, é aquele fato que tem o poder de mudar radicalmente o mundo. Saber aproveitar as oportunidades que ele gera é fundamental na vida de qualquer empresa ou pessoa. Em tempos de Covid-19, a leitura desta obra é muito atual e importante.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade