25.5 C
Vitória
quarta-feira, 4 DE dezembro DE 2024

Novembro azul: urologista alerta para os riscos do câncer na próstata

Mais de 18 mil homens morrem com a doença no país. Especialista alerta para os riscos e reforça que a prevenção pode evitar o óbito

Por Fabio Gabriel

A campanha do Novembro Azul é voltada para os cuidados com a saúde masculina e para a prevenção do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, no triênio de 2023-2025, são esperados quase 72 mil casos da doença por ano. No Espírito Santo, o número chega a 1.400 casos anuais.

“Os números dos casos incomodam, sim, além dos óbitos. Morrem, por ano, 18 mil homens no Brasil por causa do câncer de próstata. Se a doença for detectada no início, podemos fazer muito mais pelo paciente”, informou o urologista Carlos Henrique Segall.

Mas a ação vai muito além da luta contra essa doença. A campanha é mais ampla e envolve outros aspectos da saúde além da próstata. Os pacientes podem medir a pressão, verificar a glicemia e receber orientações para cessar vícios.

- Publicidade -

“O que mais mata no Brasil são as doenças cardiovasculares. Mas a prevenção pode reduzir a mortalidade em até 30% nos casos de mortes por infarto, AVC e outras doenças”, destacou o médico.

Segundo o médico, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a realização de exames preventivos a partir dos 50 anos. No entanto, existem fatores de risco – com idade e casos da doença na família – que podem antecipar essa necessidade. Além disso, a doença é mais prevalente em homens negros, indicam estudos.  “A obesidade também é um fator de risco, mas podemos intervir nesse caso, com emagrecimento e a prática de atividades físicas.”

LEIA MAIS
ans_cancelamento_planos_de_saúde Planos de saúde com duas mensalidades atrasadas serão cancelados - A resolução também determina que dias de pagamento de atraso de mensalidades já quitadas não serão contados como período de inadimplência
Serra realiza mutirão para emissão de carteira de identificação para pessoas com TEA Serra realiza mutirão para emissão de carteira de identificação para pessoas com TEA - Com validade de cinco anos, a CIMPTEA assegura acesso prioritário a serviços públicos e privados

Para quem faz parte de algum grupo de risco, a recomendação é procurar um médico urologista a partir dos 45 anos.Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de descobrir a doença e de obter a cura.

“O paciente que sente algo, como dificuldade para urinar ou sangramento na urina, deve procurar o médico. E quem não sente nada também deve buscar acompanhamento, pois a doença é, muitas vezes, silenciosa e pode não apresentar sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor o impacto da doença”, explicou.

Forma de detectar a doença

Segall também explicou sobre as formas de detectar a doença. “São duas maneiras: uma delas é através do toque clínico, e a outra, por meio do exame de sangue. Com essa abordagem sensível para diagnosticar a doença, os dois métodos juntos alcançam mais de 90% de detecção de um câncer de próstata”, informou.

Para o médico, o principal motivo dos casos elevados no país e no estado é o preconceito. “Existem dois tabus que precisamos vencer: o tabu de realizar o exame e o de falar sobre ele. Muitos homens têm o pensamento de que, se outras pessoas souberem que ele fez um exame de próstata, isso será um problema. O outro tabu é relacionado ao exame de toque, que é indolor. Precisamos vencer esse preconceito”.

Desempenho sexual

O urologista alerta que o câncer de próstata pode prejudicar a vida sexual do paciente. “Sim, pode afetar o desempenho sexual, pois a estrutura que envolve a próstata está muito próxima dos nervos responsáveis pela ereção. Se a doença se desenvolver, pode causar disfunção erétil. Esses nervos podem ser lesionados, o que acaba prejudicando o relacionamento sexual do homem”.

Ele finaliza deixando uma mensagem para os homens: “É preciso vencer o preconceito e procurar o médico o mais cedo possível, mesmo que você se sinta bem, para realizar os exames de rotina. Assim como fazemos a manutenção preventiva no carro ou no computador, precisamos cuidar da máquina mais preciosa, que é o nosso corpo”.

LEIA MAIS

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA