Até o momento, a cidade conta com oito estações de bombeamento em operação, e outras quatro estão em construção
Por Redação
As obras para acabar com os alagamentos em Vila Velha estão avançando a passos largos. Nesta segunda-feira (05), foi inaugurada a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Aribiri, fruto de um investimento de R$ 16,5 milhões. Com a operação deste novo equipamento, será possível bombear até 18 milhões de litros de água por hora, com a possibilidade de expansão dessa capacidade.
“Essa é a quinta estação de bombeamento que inauguramos aqui em Vila Velha. São diversos quilômetros de canais impermeabilizados e outros de parque linear. Agora também estamos autorizando o início de mais obras de macrodrenagem. Isso só é possível com um estado organizado e que estabelece uma boa parceria com os municípios”, destacou o governador Renato Casagrande durante a cerimônia de inauguração.
A EBAP Aribiri vai desempenhar um papel crucial na drenagem das águas do Rio Aribiri, podendo ter sua capacidade ampliada para até 36 milhões de litros por hora. Além da instalação da Estação de Bombeamento, o trecho do Rio Aribiri em frente aos poços das bombas foi totalmente revestido em concreto, visando evitar o acúmulo de resíduos sólidos finos dentro dos poços.
Uma característica inovadora da EBAP é sua automação completa, permitindo operação remota e aumentando a segurança, já que não é necessária a presença constante de um operador no local. A estação também está equipada com um sistema de geradores de energia a diesel, que são ativados automaticamente em caso de falta de energia, garantindo a continuidade do bombeamento.
Além disso, foram instaladas seis comportas de maré para ajudar a controlar as águas da baía de Vitória durante os períodos de chuvas intensas. A obra traz benefícios diretos aos bairros Santa Rita, Primeiro de Maio, Ilha da Conceição e Pedra dos Búzios, mitigando os impactos das enchentes e melhorando a qualidade de vida dos moradores.
Saiba mais…
EBAPs em Operação em Vila Velha
- Canal da Costa
- Sítio Batalha
- Guaranhuns
- Cobilândia
- Marilândia
- Foz do Costa
- Rio Marinho
- Aribiri
EBAPs em construção em Vila Velha
- Laranja – Previsão de entrega até o final de 2024.
- Bigossi – Previsão de entrega até o final de 2024.
- Gaivotas – Previsão de conclusão para junho de 2025.
- Pontal das Garças – Previsão de conclusão para junho de 2025.