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terça-feira, 23 abril, 2024

Nova Ponte da Passagem é eleita melhor projeto comercial de 2009

Nova Ponte da Passagem é eleita melhor projeto comercial de 2009A nova Ponte da Passagem, localizada em Vitória, foi eleita o melhor projeto comercial de 2009 pelo público, na quarta edição do Prêmio Art et Décor, da Rede Vitória de Comunicação. A escolha foi feita por internautas que durante aproximadamente um mês votaram em 31 categorias e escolheram os favoritos para receber o “Oscar” da arquitetura e decoração capixaba.

O prêmio Art et Décor tem o objetivo de homenagear os profissionais e empresas que se destacaram nos segmentos de arquitetura e decoração no Espírito Santo.

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O projeto da Nova Ponte da Passagem foi concebido pelo engenheiro Karl Meyer e apresenta um arrojado conceito de construção de obras de arte especiais. Em estrutura metálica, a obra é formada por duas estruturas paralelas, ou seja, duas pontes isoladas, com seis metros de distância entre elas. Cada uma das pontes tem três faixas de rolamento.

Na construção da ponte foram empregadas aproximadamente 1.800 toneladas de aço estrutural de alta resistência à corrosão, com especificação USI-SAC 350. O volume de concreto, de classes 30 MPa e 40 MPa, utilizado no empreendimento, foi de aproximadamente seis mil metros cúbicos. Ao todo, foram investidos R$ 65 milhões na construção da nova ponte, sendo R$ 36 milhões do Governo do Estado e restante da Prefeitura de Vitória.

Seguindo o conceito do Programa de Mobilidade Urbana do Governo do Estado, o projeto contempla a construção de uma passarela, também em estrutura metálica, que está sendo erguida a leste, e independente da nova Ponte da Passagem, com passagem para ciclistas e pedestres.

A nova Ponte da Passagem já se consolidou como um marco paisagístico para o Espírito Santo e representa um importante avanço em termos de mobilidade urbana na Capital e em toda a Grande Vitória. Além disso, a nova ponte guarda um significativo potencial turístico. Foi construída de modo a permitir a passagem de embarcações sob sua estrutura, abrindo oportunidade para o incremento das atividades turísticas em Vitória.

A nova ponte tem uma função orgânica fundamental, já que se trata de uma das principais artérias da cidade. Ao mesmo tempo, a construção reflete a preocupação paisagística e estética.

Conceito

O conceito de ponte estaiada foi introduzido inicialmente por Fabrizio de Miranda, engenheiro italiano, na ocasião do concurso do projeto da ponte de Messina, na Itália, em 1969 ,considerando a estrutura estaiada equivalente a um grande sistema reticulado.

As pontes estaiadas resultam em estruturas mais leves e são adequadas para o meio urbano, onde há ocupações no entorno do local onde se deseja construir, minimizando os custos com desapropriação. Como resultado, as obras apresentam uma arquitetura que se destaca como um elemento urbanístico, com uma geometria complexa constituída de estais, arco e tabuleiro metálico.

Os estais são apoios elásticos que possibilitam vencer grandes vãos, com estruturas esbeltas, leves e, consequentemente, com fundações mais econômicas, além de uma indiscutível vantagem arquitetônica no conjunto da obra.

A nova Ponte da Passagem é a primeira ponte do Brasil estaiada curva, com mastros metálicos e tabuleiro misto, servindo também como cartão de visita da cidade já que está estrategicamente localizada no percurso entre o aeroporto e o Centro de Vitória.

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