19.4 C
Vitória
sábado, 7 DE setembro DE 2024

Nossa Bolsa oferece mais de 1.000 vagas para estudantes de baixa renda

Confira como se inscrever e os requisitos para pleitear a oportunidade de realizar a primeira graduação no Espírito Santo

Por Kebim Tamanini

A estudante de Publicidade e Propaganda, Bárbara Dias, compartilhou sua história de superação ao realizar o sonho de cursar uma faculdade. Enfrentando desafios financeiros, Bárbara encontrou no programa estadual Nossa Bolsa uma oportunidade de acesso à educação superior. Com um investimento significativo de R$ 47 milhões por parte do governo capixaba, o programa lançou outro edital com 1.001 vagas para 40 opções de cursos em 30 universidades, abrangendo a Grande Vitória e o interior.

- Continua após a publicidade -

Os interessados têm até 27 de junho para se inscreverem no site. Para se candidatar, é necessário ter concluído o Ensino Médio e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2019 e 2023, possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio, e ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou rede particular com bolsa integral.

O programa prioriza estudantes residentes em áreas de alta vulnerabilidade social e afrodescendentes autodeclarados. Os beneficiados terão todas as despesas do curso custeadas pelo Governo do Estado.

Em relação ao primeiro edital deste ano, a diferença agora é que o candidato deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Antes, o valor era de um salário mínimo.

“Essa medida visa diminuir as diferenças no acesso à educação, pois mais pessoas poderão concorrer às vagas. Além disso, ao investir na formação de profissionais capacitados, o Estado impulsiona sua capacidade de inovação e desenvolvimento, criando um ambiente favorável para o avanço e a prosperidade de todos”, explica o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Principais Dúvidas

Como é feita a inscrição?

A inscrição está aberta até 27 de junho e deve ser feita pelo site. O candidato deve preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino que deseja concorrer a bolsa.

Como é a seleção pela nota do Enem?

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e a redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Quem pode concorrer as bolsas?

O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente ou negro no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo;
  • Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

O que é o Programa Nossa Bolsa?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

*Com informações da Fapes

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA