Norte do Estado terá usina solar

(Fotografia - Brametal)

O parque solar será instalado em Linhares

O governador Renato Casagrande anunciou nesta segunda-feira (18) o contrato para instalação da maior usina solar em potência instalada do Espírito Santo, que será sediada em Linhares. O contrato foi firmado entre a concessionária de energia EDP e a empresa Brametal, para a qual será construída a usina.

Para o governador, a instalação da usina é um fato a ser comemorado. “É uma alegria participar deste momento. Inclusive, eu tenho o desejo de fazer um projeto semelhante na Residência Oficial, para que ela se transforme em uma unidade demonstrativa de propaganda de energia renovável, com agenda de visitas e uma utilidade social maior”, revela.

O parque solar será instalado em Linhares, próximo à fábrica da Brametal. Por meio de painéis fotovoltaicos, haverá a conversão da energia do sol em energia elétrica. A planta vai gerar 2.409 MWh por ano e evitará a emissão de mais 185 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao plantio de 1.378 árvores. Para tanto, contará com 3.700 módulos fotovoltaicos em uma área de cerca de 30 mil metros quadrados. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre deste ano.

A Brametal, que será beneficiada com a construção da usina solar, é a maior fábrica das Américas para a produção de estruturas metálicas galvanizadas a fogo para geração e transmissão de energia elétrica, telecomunicações e geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em particular das fontes eólica e fotovoltaica.

Os benefícios do empreendimento são tanto econômicos (redução da conta e previsibilidade nos gastos), quanto ambientais (redução das emissões e do efeito estufa e baixo impacto ambiental). A economia gerada para a empresa será de R$ 360 mil ao ano. A unidade em Linhares terá capacidade de produzir energia limpa para mais de 803 residências por mês, com consumo médio de 250 kWh/mês ou 3 mil kWh/ano.

A utilização de energia solar tende a ser cada vez mais usual no Brasil. Se hoje ainda são poucas as iniciativas de instalar usinas de energia solar para uso comercial, esse modelo deve crescer na esteira da escassez de chuvas e do aumento de usinas termoelétricas, que são mais caras e apresentam maior impacto ambiental.

Embora represente apenas 0,75% do mercado de energia brasileiro, ante 64,4% das usinas hidrelétricas, as maiores fontes de energia do País, este é um segmento que deve crescer consideravelmente nos próximos anos. Afinal, o Brasil é o país com maior taxa de irradiação solar do mundo, uma vez que recebe uma insolação (número de horas de brilho de sol) superior a três mil horas por ano.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA USINA SOLAR DA BRAMETAL

· 3.720 módulos de 360Wp (potência 1.339 kWp)

· 11 inversores de 100 kW

· Geração de energia mensal: 200,75 kWh (média)

· Geração de energia anual: 2.409 MW

· Fator de capacidade: 20,53%

Conteúdo Publicitário