28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

No livro “Paraty”, Pablo de la Riestra revela a arquitetura barroca da cidade fluminense

Em “Paraty” , primeiro volume da série Caderno de Viagem, o historiador e desenhista Pablo de la Riestra propõe uma apreciação do conjunto arquitetônico da cidade histórica fluminense. O livro é o lançamento da editora Bei.

O livro compõe-se de desenhos de grande rigor formal e extremamente agradáveis ao olhar, que se equilibram entre a documentação e a arte, convidando o espectador a uma fruição prazerosa e atenta. De la Riestra chama a atenção para aspectos do casario que muitas vezes escapam ao olhar. Sem os anteparos e as interferências da observação in loco ou mesmo das distorções ópticas comuns à fotografia, ressalta-se em riqueza de detalhes apenas o que é próprio da arquitetura.

- Continua após a publicidade -

São 31 representações de edifícios isolados – civis ou religiosos – e de quarteirões inteiros, estes revelados em páginas que se desdobram. “As representações em separado ajudam muito a entender a preciosidade e as especificidades dos prédios históricos de Paraty. As fileiras de casas, por sua vez, mostram a espetacular harmonia que há no conjunto”, diz o autor.

Breves textos apontam as características da arquitetura histórica. Um glossário indi ca as estruturas arquitetônicas mais comuns nas edificações da cidade. E um mapa do Centro Histórico localiza as casas e monumentos. Ao valorizar o mais harmonioso conjunto barroco do Brasil, Paraty integra os esforços para a preservação do patrimônio histórico do país e, particularmente, fortalece a candidatura da cidade fluminense ao título de patrimônio da humanidade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA