A posse de Nésio Fernandes no Conass aconteceu durante solenidade realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde
Por Josué de Oliveira
O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, tomou posse do cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass).
Em seu discurso, Nésio Fernandes destacou que mesmo com todas as adversidades e perdas ocorridas na pandemia, foi possível salvar milhões de vidas.
“O SUS é resultado de décadas de construção em ambientes de tensão, reivindicação, diferenças de opinião, mas também pela busca de entendimentos e unidades na ação. Ele é instrumento de justiça social”, disse.
O secretário disse ainda que a pandemia desafiou, não somente o sistema de saúde brasileiro, mas também todos os sistemas políticos do mundo.
“No colapso da rede privada, em praticamente todos os estados do Brasil, a classe média e setores mais ricos da sociedade também foram acolhidos e cuidados pelo Sistema Único de Saúde”, destacou.
Nesio defendeu ainda a vacinação para o controle da pandemia e afirmou que a imunização de toda a população com esquema completo é o grande desafio do momento
“Sem o avanço das coberturas vacinais, a Delta e a Ômicron poderiam ter nos levado a um milhão de óbitos no Brasil, mas foi com vacinas que mitigamos as novas ondas de internações e óbitos e vamos conquistar neste momento o maior período de controle da pandemia que ainda não acabou”.
A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, destacou o conhecimento e a experiência do secretário Nésio Fernandes.
“As políticas públicas têm grande papel de salvar vidas e eu sou um grande exemplo disso”, afirmou Jacqueline.