Procon de Vila Velha faz recomendações para que os consumidores realizem boas compras
Esta é a última semana para quem ainda não comprou os presentes de Natal, que é comemorado no próximo sábado (25). Com os juros em alta e a preocupação com a inadimplência, é bom conferir algumas dicas antes de ir as compras.
Pensando na segurança do consumidor não tenha problemas e na prevenção de incidentes comuns no período, o Procon de Vila Velha faz algumas recomendações.
- Natal: Feiras são opções com presentes a partir de R$ 5,00
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O coordenador executivo George Alves esclarece que o planejamento e a pesquisa são fundamentais, para que o consumidor faça boas compras. Assim, pode prevenir problemas decorrentes das compras de última hora e dos imprevistos. “O Procon atua fortemente para conscientizar e empoderar o consumidor, para realizar compras de forma segura e sustentável”, ressalta.
Confira as dicas:
1 – Pesquise os preços
A internet pode ser uma boa amiga na hora de decidir sobre preços e evitar compras por impulso, mas só o preço não diz nada. É preciso atrelar o custo à qualidade de produto.
2 – Evite compras de última hora
Para evitar frustrações com presentes não entregues na data, é aconselhável comprar com antecedência e verificar a data de entrega.
3 – Compare os valores à vista e a prazo
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e a prazo, além da taxa de juros, o valor de cada parcela e o número de prestações.
4 – Pense bem antes de parcelar
O valor reduzido das parcelas em relação ao preço à vista pode passar uma sensação de ótimo negócio para quem financia no cartão ou no boleto. Porém, é preciso lembrar que, no longo prazo, é mais difícil prever como estarão as finanças pessoais e a capacidade de arcar com as dívidas.
5 – Exija o preço mais baixo em caso de diferença
Toda informação ou publicidade deve ser cumprida pelo fornecedor, inclusive o preço de prateleira, que é considerado parte integrante do contrato. Se a propaganda da empresa mostra que ela cobre o preço da concorrência, é necessário que seja praticado o valor mais baixo em caso de diferença nos preços apresentados pela loja.
6 – Veja a política de troca da loja física
As lojas físicas não são obrigadas a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. É preciso verificar com o estabelecimento a política para troca de produtos antes de efetivar a compra.

7 – Veja se o brinquedo é compatível e seguro para a criança
Os brinquedos são alguns dos presentes mais comuns no Natal. Na hora da compra, considere a preferência, idade e limitações da criança, além da qualidade e segurança do produto. A loja deve manter uma amostra de cada brinquedo para que o consumidor possa examinar e testar antes de levar para casa.
8 – Atente-se para os produtos em promoção
Produtos vendidos nestas condições podem estar danificados ou apresentar pequenos defeitos, especialmente mercadorias de mostruário. Solicite que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou na nota fiscal e faça constar as possíveis condições para troca.