19.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Não recebeu a CNH? Saiba o que pode ter acontecido e o que fazer

Saiba como acompanhar todos os processos de emissão e envio da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Por Otávio Gomes*

Realizou o processo de habilitação e seu documento ainda não chegou? A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ter retornado para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Isso acontece quando a carteira não pôde ser entregue ao destinatário após o envio. Saiba o que fazer nesta situação.

- Continua após a publicidade -

Processo de envio da CNH

Após a conclusão do processo de Habilitação e emissão da CNH, o documento é enviado via Correios para o endereço registrado no Detran-ES. Caso o condutor esteja com o endereço desatualizado ou não tenha ninguém para assinar o recebimento do objeto, a carteira retorna para a agência dos Correios informada no rastreio, onde o condutor pode retirá-la mediante apresentação do código de rastreio e documento oficial com foto.

“É importante que o condutor mantenha todos os seus dados de endereço, celular e e-mail atualizados no Detran. Dessa forma, ficará mais fácil receber o documento e as notificações do órgão. Orientamos que o condutor sempre acompanhe o andamento do processo no nosso site e utilize a versão digital da CNH enquanto o documento físico não chega”, explica o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

Se a carteira não for retirada da agência em até 7 dias, o documento retorna para a Ciretran ou o Posto de Atendimento Veicular (PAV) do município, onde a retirada ainda pode ser feita na hora, sem a necessidade de agendamento prévio, mas sendo obrigatória a apresentação de identificação. No caso dos condutores de Cariacica, o documento pode ser retirado no Faça Fácil do município.

Acompanhamento da emissão

O Detran-ES alerta que o condutor pode acompanhar os estágios de envio da CNH e também se certificar do paradeiro do documento através do serviço de “Acompanhamento de processos de CNH”, no site do departamento, e consultar o código de rastreio pelo site dos Correios.

Todo o andamento do processo de emissão de Primeira Habilitação, Renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria pode ser acompanhado pelo site do Detran-ES. Para acessar o seu caso e verificar o andamento da emissão e ter acesso ao código de rastreio dos Correios, é preciso ter cadastro no Portal Acesso Cidadão.

Após a emissão do documento, o código de rastreio também é enviado por SMS ao número do condutor registrado no Detran. Para receber o SMS, é necessário que, ao abrir o processo no Detran-ES, o condutor cadastre o seu número do celular e endereço de e-mail corretos, validados pelo sistema do órgão.

Porém, se o processo ainda consta como “em andamento” no site do Detran-ES, o condutor deve verificar se há alguma pendência de documentos com a clínica credenciada, para o caso de renovação de CNH, ou com o Centro de Formação de Condutores (CFC), nos casos de primeira habilitação, mudança ou adição de categoria.

Atualização dos dados

Vale ressaltar que a atualização de dados, como endereço, telefone celular e e-mail, também pode ser feita de forma on-line na aba de serviços do site do Detran-ES. O condutor também pode solicitar a atualização de dados por meio de envio de um e-mail para a área de “Habilitação”, que deve conter uma foto do condutor segurando um documento de identificação próximo ao rosto, acompanhado de número do CPF, e-mail e telefone celular com DDD e uma mensagem solicitando atualização dos dados.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA