25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Nailson Dalla Bernadina: Planejamento e dedicação fazem a diferença

Nascido em Linhares, Nailson Dalla Bernadina se mudou ainda criança para Rio Bananal, onde começou a traçar sua trajetória profissional de sucesso até conquistar o cargo de diretor-executivo do Sicoob Espírito Santo, instituição financeira cooperativa que administra mais de R$ 4 bilhões em ativos e opera com cerca de 170 mil associados em todo o Estado e no sul do Rio de Janeiro.

 

 Tal cargo, segundo ele, foi alcançado com muito esforço e dedicação dispensados desde a adolescência, época em fora contratado como estagiário da entidade. “Muitas das escolhas da minha vida foram provenientes dessa experiência profissional. Eu estudava em uma escola pública da região e, logo após entrar na cooperativa, tive a oportunidade de ir para uma escola particular por conta do salário que recebia.

- Continua após a publicidade -

Além de me proporcionar uma evolução na vida acadêmica, o Sicoob também me ajudou na condução das minhas escolhas, pois tive um contato importante com muitos líderes que me orientaram da melhor maneira possível”, lembra. Todo o processo e caminho percorrido para chegar de uma ponta a outra não representaram uma tarefa tão fácil, pois foi preciso um amadurecimento pessoal mais precoce para dar conta de todas as responsabilidades comumente exigidas em um ambiente de trabalho. “A responsabilidade chegou mais cedo do que o normal para um adolescente; afinal, eu tinha que me comportar bem e estar preparado para conduzir a minha vida. O Sicoob fez com que eu me tornasse uma pessoa comprometida, algo que norteou o restante da minha carreira”, destaca.

Todas essas oportunidades despertaram em Nailson o que ele considera hoje uma de suas maiores qualidades: a persistência, um atributo extremamente relevante para a ascensão profissional e que, defende ele, deve ser apresentado tanto por quem que está dando os primeiros passos em sua carreira quanto pelos que já estão há algum tempo dentro do mercado.

Outro ponto destacado pelo diretor-executivo que marcou um diferencial em seu currículo foi a possibilidade de absorção de conhecimento, oferecida nas áreas trabalhadas ao longo das décadas, como a operacional (dos 15 aos 23 anos) e a comercial, esta última desempenhada até 2011, quando foi convidado pelo Sicoob Leste Capixaba para se tornar diretor daquela regional.

Seu comprometimento com a instituição foi tanto que, em 2014, surgiu outra proposta, só que desta vez para ser diretor do Sicoob Central Espírito Santo, localizado em Vitória. “Quando o nosso diretor-executivo da Central foi convidado para assumir a Diretoria Operacional do Sicoob Brasil, o conselho de administração daqui do Estado resolveu me dar essa oportunidade. Confesso que foi uma surpresa chegar à diretoria do Sicoob com 34 anos de idade. Não era meu plano original, mas isso aconteceu, e eu estava preparado para assumir tal responsabilidade. Isso que é importante”, acrescenta.

Nailson Dalla Bernadina: Planejamento e dedicação fazem a diferença
E para conquistar a tão sonhada ascensão profissional, é fundamental que a persistência esteja totalmente alinhada com um planejamento, enfatizando os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. Mas para que todo esse plano inicial seja cumprido, é necessário ter paciência para saber passar por cada etapa. “O funcionário deve ter um objetivo claro sobre o que ele pretende ser e aonde ele pretende chegar para que depois possa ser traçado um caminho nesse sentido.

Nada acontece de um dia para o outro e é preciso ter muita paciência e comprometimento. Outro ponto importante é o bom relacionamento com os colegas de trabalho, que podem acrescentar coisas importantes na sua vida profissional”, orienta.

Um comprometimento que nem sempre é visto no mercado de trabalho, principalmente quando estamos falando dos jovens profissionais da geração Y, que estão acostumados com uma certa rapidez para conseguirem o que querem, o que faz com que não permaneçam muito tempo em seus empregos. “O mundo mudou bastante e vive em constante mudança. É claro que a experiência adquirida em várias empresas é importante, mas o fato de você permanecer tanto tempo em uma mesma organização, como é o meu caso, também possibilita que tenha outras experiências interessantes. É preciso ter, além da paciência, muita dedicação e estudo para que as coisas aconteçam na hora certa. Seguindo algumas dessas orientações, é possível, sim, ter uma vida profissional de sucesso. Basta batalhar que as oportunidades vão aparecer”, finaliza o diretor-executivo.

Nailson Dalla Bernadina: Planejamento e dedicação fazem a diferença

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA