20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

Na tentativa de voltar à vida normal

Polícia Militar começa a voltar as ruas Comércio, aulas e ônibus voltam a funcionar nesta segunda-feira. Os PMs formam homenageados por populares

Após uma semana de paralisação da Polícia Militar do Espírito Santo, o capixaba se prepara para voltar à rotina normal. Desde a tarde de sábado, os policiais começaram a ser vistos pelos ruas da Grande Vitoria, ao menos nas principais vias, mas os ônibus ainda não circulavam. A partir desta segunda-feira (13), o comércio reabre as portas, haverá aula nas redes pública e privada, os postos de saúde voltam a funcionar e os ônibus a circular.

Durante uma semana “aquartelada” dentro de casa, a população acompanhou o assustador número de 120 mortes, mais de 350 lojas saqueadas, mais de 250 veículos roubados e muitos  outros atos de violência. Mas a presença das Forças Nacionais, das Guardas Municipais (Vitória, Vila Velha e Linhares) agora reforçada pelo retorno gradativo dos policiais às ruas, encoraja boa parte dos moradores de sair às ruas.

O Sistema Transcol volta a operar normalmente, com exceção das linhas 663, 885, 904 e 918, que não circularão. Ao longo do dia, a operação será avaliada. Os serviços noturno e Seletivo, excepcionalmente, não irão operar.

O Faça Fácil Cariacica funcionará normalmente, das 8h às 17h, na Avenida Aloizio Santos, nº 500, Santo André, Cariacica (próximo ao Terminal Campo Grande). No local, são oferecidos mais de 400 tipos de serviços aos cidadãos capixabas. A comercialização dos produtos hortigranjeiros na Ceasa/ES será no horário normal da Central, das 5h da manhã às 15h. Já a comercialização de pescados acontece das 16h às 18h30.

Os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais estaduais estão mantidos. E o Procon Estadual atenderá normalmente, das 9h às 17h. As agências bancárias também voltam ao atendimento normal, de 10 às 16 horas. Nos últimos três dias, nem mesmo depósito estava sendo aceito nos caixas eletrônicos de algumas instituições, como o Banco do Brasil. E nesse tempo, cada um se “virava como dava”. Os moradores de Barra de São Francisco, por exemplo, aproveitavam a proximidade com a cidade mineira de Mantena, cerca de 10 km, para fazer as compras e as transações bancárias.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o funcionamento das Ciretrans acontecerá normalmente, com atendimento ao público das 9h às 17h, em todo o Estado. Entretanto, os Postos de Atendimento Veicular (PAV’s) não abrirão e a orientação para o cidadão é que busque a Ciretran mais próxima de sua região.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade