Obra do coletivo Locomotipo apresenta imagens de figuras e monumentos emblemáticos do município, como o artista plástico Homero Massena e o Convento da Penha
Por Jessica Coutinho
O mural Vila Velha Ontem, Hoje e Sempre, criado pelo coletivo Locomotipo Brasil, foi premiado com o Clap Platinum 2024 na categoria “Melhor Ilustração para Indumentária, Produtos, Murais e Outras Aplicações”. A obra, que ocupa 800 m² de uma pedra cortada na alça da Terceira Ponte, faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha para transformar a cidade em uma galeria de arte a céu aberto.
Vila Velha, que testemunhou eventos históricos de grande importância para o Espírito Santo e para o Brasil, inspira o projeto que valoriza as tradições locais e celebra a trajetória cultural da cidade.
Reconhecido internacionalmente na área de design gráfico e comunicação visual, o prêmio Clap abrange desde publicidade até grafite, incluindo ilustrações e logotipos. O resultado da premiação deste ano foi divulgado em 31 de julho, após avaliação de um júri especializado, e celebra projetos inovadores em diversas categorias.
A intervenção artística é uma homenagem à herança histórica e cultural de Vila Velha, cidade que marca o início da história do Espírito Santo. Representando eventos e símbolos locais, o mural reforça a identidade cultural do município e fortalece o vínculo entre a comunidade e seu território.
O secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, destacou a importância do reconhecimento: “Esse prêmio evidencia a qualidade da ilustração e seu impacto para a cidade. Estamos entre os grandes do mundo”, afirma.