24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Municípios do Norte capixaba começam a aderir ao programa Cidade Empreendedora

O programa, realizado pelo Sebrae/ES e Aderes, visa melhorar o ambiente de negócios das cidades

Uma equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), juntamente com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), tem realizado visitas a diversos municípios capixabas para firmar o compromisso dos gestores com o Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é trabalhar um conjunto de iniciativas e ações concretas para transformar as cidades, com maior geração de emprego e renda; mais inovação e oportunidades, gerando um ambiente de negócios mais favorável, com menos burocracia para os empreendedores locais.

Na última terça (26) e quarta-feira (27), as reuniões aconteceram nos municípios de Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário. Todos assinaram o termo de adesão ao programa, que já iniciará sua primeira fase.

- Continua após a publicidade -

Durante as reuniões com os gestores municipais, foi apresentado, de forma detalhada, a construção do Programa, que possui diversas etapas. Após a adesão do governo municipal, o próximo passo é o diagnóstico das cidades para entender como está a atuação local em relação ao empreendedorismo. A partir daí, será elaborado um plano de trabalho com base no conjunto de ferramentas e soluções apresentadas e disponibilizadas pelo Sebrae/ES, contando com o aporte de recursos do Governo do Estado, através da Aderes, para viabilizar a maior participação possível de municípios no Programa.

“O objetivo é transformar a realidade dos municípios, que têm vivenciado um cenário financeiro difícil. Todo o trabalho será feito de maneira personalizada atendendo às necessidades de cada cidade e promovendo um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, que é a força motriz do desenvolvimento”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Participaram das reuniões o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo e a gerente regional de São Mateus, Clébia Pettene, acompanhada do gerente da Aderes, Paulo Barbosa. Na cidade de Jaguaré, a equipe foi recebida pelo prefeito Marcos Guerra e pelo vice-prefeito, Elder Sossai. Em seguida, na cidade de São Mateus, o prefeito Daniel Santana e o vice-prefeito, Ailton Caffeu, foram os anfitriões. Por fim, em Conceição da Barra, os gestores da cidade se reunirão com a equipe.

á no município de Mucurici, a equipe foi recebida pelo prefeito Atanael. Na sequência, se reuniu com o vice-prefeito de Ponto Belo, Dr. Felipe. E por último, em Pedro Canário, a equipe foi recepcionada pelo vice-prefeito, Kleilson Rezende. Na última quinta-feira (28) o prefeito de Ponto Belo, Jaime Santos Oliveira, fez questão de ir à sede do Sebrae/ES, junto com o presidente da Câmara de Vereadores do município, Nego Ivan, para fortalecer a parceria.

Termo de adesão

Os onze municípios capixabas que receberam a visita do Sebrae/ES e da Aderes, já assinaram o termo de adesão ao programa Cidade Empreendedora e já vão iniciar os trabalhos. São eles: Itaguaçu, Guaçuí, Muniz Freire, Vila Valério, São Domingos do Norte, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário. A expectativa é visitar até o mês de abril, os 78 municípios capixabas.

*Com Informações da Agência Sebrae

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA