O mundo literário “invade” a Balbúrdia até domingo (26)

(Fotografia - iStock)

A sexta edição da Feira Literária Capixaba começa nesta quarta-feira (22) na Ufes

Com o foco na “Diversidade”, a 6ª Flic-ES tem início nesta quarta-feira (22) e segue até domingo (26), na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, no campus de Goiabeiras, e trará nomes conhecidos como Conceição Evaristo, Marco Lucchesi e José Arrabal.

A FLIC-ES será, novamente, um grande ponto de encontro da cultura capixaba, colocando em evidência a produção artística do Estado e reunindo escritores, músicos, dançarinos, folcloristas, artistas, escolas e comunidade.

Espaços temáticos com conteúdos infantis e jovens, oficinas, palestras, apresentações culturais envolvendo mais de 300 artistas, mesas redondas e workshops sobre arte e literatura vão incentivar a participação do público e movimentar a feira. Na ocasião serão lançados mais de 80 livros de autores capixabas.

Além das ações culturais, a Flic-ES deste ano está com as atenções voltadas para a sustentabilidade. A área verde do evento receberá ações sustentáveis e educacionais. Vídeos sobre preservação do meio ambiente, oficinas de reciclagem, brincadeiras, gincanas e muita interatividade com o público fazem parte da programação da Tenda sustentável, ou seja, várias formas de mostrar a importância do engajamento da sociedade na preservação do meio ambiente.

A Flic-ES receberá convidados especiais, tanto do Espírito Santo, quanto de outros estados. Marco Lucchesi, atual Presidente da Academia Brasileira de Letras, ministrará a palestra “Democracia é diálogo”.

Conceição Evaristo (Fotografia – Inventivo Coletivo/Divulgação)

Outro nome ilustre é o de Conceição Evaristo, escritora, ficcionista e ensaísta, vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, com o livro Olhos D’água.

Quem também vai abrilhantar o evento é o professor universitário, jornalista, escritor, autor de contos, novelas, romances e ensaios, José Arrabal, que é natural de Mimoso do Sul. Outros escritores capixabas, como Bernadette Lyra, professora emérita da Ufes e referência nacional em cinema; Manoela Ferrari, jornalista e escritora; e Júlia Almeida, professora da Ufes e autora de diversos livros, também marcarão presença na Flic-ES, além de bandas de congo, grupos folclóricos capixabas, como Boi Pintadinho, Ticumbi, Cia de Dança da FAFI e outros.

Para homenagear Miguel Marvilla, a Flic-ES vai realizar um tributo a este grande poeta que morreu em 2009. A atriz e poeta Suely Bispo fará uma performance em memória de Marvilla, e Joana D’Arc, doutora em Letras pela Ufes, irá realizar uma palestra em homenagem a esse grande artista capixaba.

“A 6ª Flic-ES possui caráter polifônico e busca dar visibilidade à diversidade cultural capixaba, contribuindo para com o fortalecimento da mesma e promovendo o diálogo entre diferentes vozes, linguagens artísticas e atores sociais”, afirma a presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras e presidente da 6ª Flic-ES, Renata Bomfim.

Flic-ES – Feira Literária CapixabaDe 22 a 26 de maio de 2019, das 9h às 20h.
Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, campus de Goiabeiras. Estacionamento do CCE.
Entrada gratuita
Confira a programação completa
19h
Cerimônia Oficial de Abertura
• Coral da Ufes
• Abertura Oficial
Boas-vindas aos convidados, com José Arrabal
• Lançamento do Vídeo e da Revista 6ª Feira Literária Capixaba “Judith Leão Castello Ribeiro” e do Livro “Ufes: 65 anos”, da coleção Escritos de Vitória

 

 

Conteúdo Publicitário