18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Mulheres conquistam cada vez mais autonomia no cooperativismo

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Mesmo com um dia a dia desafiador e corrido, as mulheres representam mais de 25% das famílias brasileiras. E este tema será abordado na próxima edição do ES Brasil Debate, que será realizado no dia 10 de dezembro

O número de mulheres que ocupam cargos importantes em empresas tem aumentado consideravelmente. E no cooperativismo não é diferente. Cargos que anteriormente eram ocupados por homens, agora são ocupados também por elas.

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), os números representantes da participação da mulher no cooperativismo demonstram que no quadro de empregados das cooperativas, 40% dos cooperados são mulheres.

Desta forma, o setor estimula o empoderamento das cooperadas de forma democrática e inclusiva, permitindo que elas desenvolvam condições reais de igualdade perante os demais membros. Com isso, a sociedade ganha muito quando a inserção da mulher é aplicada nesses ambientes.

ES Brasil Debate

E para falar sobre esse assunto e outros relativos ao setor cooperativista será realizada no dia 10 de dezembro a próxima edição do ES Brasil Debate, às 19h30, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Com o tema “Cooperativismo: juntos sempre mais fortes”, o evento, que tem a entrada, gratuita, abordará as mudanças do setor, as conquistas alcançadas ao longo do tempo, bem como as cooperativas têm se destacado, entre outros assuntos.

Estão confirmados para o debate o assessor Jurídico do Sistema OCB/ES, Arlan Simões Taufner, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, o diretor Executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernadina e o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Protatz. O moderador será o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

A programação conta com o apoio institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além do próprio Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço debate.esbrasil.com.br.

O que é cooperativismo?

Segundo informações do Sistema OCB-ES, o cooperativismo é uma forma de organização que tem como diferencial promover, de modo simultâneo, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Baseada na união de pessoas, sendo este o seu maior capital, a atividade tem como referenciais a participação democrática, a solidariedade, a independência, a autonomia e busca pela prosperidade conjunta, e não pela individual. Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo. É um movimento capaz de devolver para as pessoas o resultado do trabalho, pois tem em seu centro o ser humano.

Para que o brasileiro conheça melhor esse engajamento tão difundido no mundo, o setor criou o “SomosCoop”. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o trabalho empreendido conhecido e reconhecido na sociedade. Esse movimento busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

ES Brasil Debate
Cooperativismo: juntos sempre mais fortes
Data: 10 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae-ES
Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições gratuitas
Inscrições: debate.esbrasil.com.br
Informações: (27) 2123-6520

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade