24.4 C
Vitória
segunda-feira, 6 julho, 2020

Inscrições abertas para mulheres no 26º Festival de Cinema de Vitória

Leia Também

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.

Inscrições do Sisu começam nesta terça (07)

Os interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10) e realizar o cadastro.

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Artigos da lei foram republicados no Diário Oficial de hoje. Saiba mais! O governo republicou hoje (6), no Diário Oficial da União, dois artigos da lei sancionada na...

Estudantes com Fies podem suspender parcelas no BB a partir de hoje

A manifestação pode ser feita pelo app BB. Saiba mais! Estudantes que contrataram Financiamento Estudantil (Fies) por meio do Banco do Brasil (BB) podem requerer...

O trabalho das realizadoras também será valorizado no tradicional festival que acontece todos os anos no Espírito Santo

Há quatro anos o Festival de Cinema de Vitória premia o trabalho de realizadoras por meio da Mostra Mulheres no Cinema, e em 2019 não poderia ser diferente. Além de exibir produções que abordem questões de gênero, empoderamento e igualdade de direitos, a 4ª edição da mostra também trará um debate sobre o tema, proporcionando intercâmbio de conhecimento a respeito da atuação da mulher no mercado audiovisual.

Neste ano, a comissão de seleção da mostra é composta por três mulheres realizadoras e formadoras de opinião no cinema capixaba, Sáskia Sá, Bárbara Casé e Hegli Lotério.

Coordenadora da comissão e uma das cineastas responsáveis pela criação da mostra, Sáskia conta que a janela é essencial para mostrar filmes com características e discursos audiovisuais específicos, que merecem ser debatidos.

“Privilegiamos temas que são importantes para as mulheres, como questões da mulher negra, lesbofobia, aborto, mulheres trans e violência contra a mulher, em filmes dirigidos e roteirizados por mulheres, de preferência com protagonistas mulheres. Queremos mostrar diferentes olhares femininos de todo o país sobre as questões que são importantes para nós”, explica Sáskia Sá.

Pesquisa

No ano de lançamento da mostra, em 2016, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou uma pesquisa sobre a participação feminina na produção audiovisual brasileira. Os números mostravam que ainda há uma distância significativa entre a participação de homens e mulheres em posições de liderança no cinema, principalmente quando se fala em direção.

Fonte: Festival de Cinema de Vitória.

Segundo a pesquisa, naquele ano, apenas 17% dos 2.583 títulos com Certificado de Produto Brasileiro (CPB) foram dirigidos por mulheres. Roteiro e Direção de Fotografia são outras áreas predominantemente masculinas, com 21% e 8% de mulheres nos cargos de liderança, respectivamente. Larissa Delbone, produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, conta que a mostra surgiu espontaneamente, diante da grande quantidade de inscrições de filmes relevantes realizados por mulheres.

“É mais comum ver mulheres em posições de produção, seguindo essa lógica de que a mulher é mais organizada, matriarcal. Mas, nos últimos anos, começamos a perceber um crescimento no número de filmes dirigidos por mulheres, e vimos a necessidade de ter uma mostra para dialogar e ocupar esse espaço, tão injustamente dominado pelos homens”, destaca.

Mulheres no Festival de Vitória

Nos últimos três anos, 572 mulheres inscreveram seus filmes do Festival de Cinema de Vitória, sendo que, dos 117 filmes selecionados para exibição nas mostras competitivas, 29 foram premiados.

Para discutir esses números, além da exibição dos filmes selecionados a mostra também conta com um momento de debate sobre as obras exibidas, a atuação da mulher no mercado cinematográfico e as possibilidades de trabalho no audiovisual.

A 4ª Mostra Mulheres no Cinema acontece no dia 28 de Setembro (sábado), no Centro Cultural Sesc Glória, e faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória, que será realizado entre os dias 24 e 29 de setembro.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com apoio da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.

Musical A Bela e a Fera no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A narrativa sobre um jovem príncipe transformado em uma fera vai encantar pais e filhos será transmitida neste domingo (05), nas mídias sociais.
Continua após publicidade