A economista Érika Leal assumiu a presidência do Conselho para a gestão 2025, ano em que a autarquia faz 50 anos
Por Kikina Sessa
A economista Érika Leal foi eleita e assumiu nesta quinta-feira (02) a presidência do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES). A gestão será durante o ano de 2025 e a economista tem como vice-presidente Claudeci Pereira Neto, que estava à frente do Conselho há dois anos.
A presidente Érika Leal destacou que é uma grande honra representar os economistas do Espírito Santo, especialmente em um ano tão significativo, momento em que o Corecon-ES celebra seus 50 anos de existência.
“Este ano será desafiador para todos nós (conselheiros). Além de comemorarmos os 50 anos do Conselho, há pautas importantes que vão merecer nossa atenção, como enfrentamento às mudanças climáticas, demográficas, tecnológicas, reforma tributária, entre outros”, disse a presidente.
A gestão do Corecon-ES conta com a contribuição dos novos conselheiros efetivos Ramon Ferreira Assis Schneider Mageste, Raphael Rodrigues de Oliveira e Stephanie Valencia Osório. Como conselheiros suplentes, passam a integrar o plenário as economistas Adriana Schinaider Rigoni Gasparini, Maria Gertrudes Posmoser Delboni e Patrícia Leslie Barragan Macêdo.


A autarquia tem como função principal fiscalizar e valorizar o exercício da profissão. No Espírito Santo, são em torno de 800 economistas inscritos no Conselho.
“Temos muitos desafios pela frente, mas também temos muito a comemorar. Ao longo dessas cinco décadas, os economistas do Espírito Santo desempenharam um papel essencial, liderando com excelência o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país, e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, conclui a presidente.
Quem é Érika Leal
- Graduada em Economia (2004) e mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2007). É doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2018). Coordena o curso de Ciências Econômicas do Ifes Campus Cariacica e o Observatório do Desenvolvimento Capixaba (ODC). É líder do Grupo de Pesquisas “Inovação e Desenvolvimento”.
- É membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (Abein).
- Gerenciou a área de inovação e relações com o setor produtivo do governo do Espírito Santo 2007/2010. Atuou como membro da Câmara de Assessoramento em Inovação da Fapes. Tem interesse em pesquisas nas áreas de desenvolvimento; financiamento à inovação; interação universidade-empresa e avaliação de programas públicos de inovação.