21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

MPF prorroga Lava Jato até setembro de 2017

Além da força-tarefa em Curitiba, com 11 profissionais do MPF e 3 colaboradores, foi prorrogada a força-tarefa que atua no RJ, com desdobramentos da Lava Jato.

O Conselho Superior do Ministério Público Federal prorrogou por mais um ano o funcionamento da força-tarefa da Operação Lava Jato que atua em Curitiba, no Paraná. O colegiado, presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estendeu até o dia 8 de setembro de 2017 os trabalhos dos promotores e procuradores que atuam na investigação do esquema de corrupção na Petrobras.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a força-tarefa em Curitiba conta com 11 profissionais do Ministério Público dedicados exclusivamente à Lava Jato e mais três colaboradores que auxiliam nas investigações, coordenadas pelo procurador Deltan Dallagnol. Também foi prorrogado o funcionamento da força-tarefa que atua no Rio de Janeiro com desdobramentos da Lava Jato ligados a esquema de corrupção na Eletronuclear e em obras da usina de Angra 3.

A Operação Lava Jato teve início em março de 2014 e a força-tarefa foi instalada em Curitiba no mês seguinte pelo procurador-geral da República, para dedicação exclusiva ao caso. Ao todo, a operação já teve 33 fases, que levaram à prisão preventiva executivos das grandes empreiteiras do País, políticos, empresários do setor da comunicação e até a perda de mandato parlamentar, entre os mais de 50 políticos envolvidos em denúncias. O Senado cassou o mandato de Delcídio do Amaral, por 74 votos a favor e nenhum contra, por quebra de decoro ao tentar obstruir a Lava Jato.

As investigações sobre o envolvimento de políticos na Lava Jato não são conduzidas pela Força Tarefa no Paraná. Os casos envolvendo autoridades como ministros e parlamentares são conduzidos por grupo de trabalho que atua em Brasília, sob supervisão direta de Janot.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA