Complexo portuário movimentou 8,4 milhões de toneladas em 2024, resultado 15% maior se comparado ao ano anterior, enquanto a média nacional foi de 2%
Por Kikina Sessa
A Vports comemora o aumento de 15% na movimentação de cargas no complexo portuário de Vitória, que compreende dois terminais (Vitória e Vila Velha). De acordo com a autoridade portuária, que assumiu a concessão do porto em setembro de 2022, foram 8,4 milhões de toneladas em 2024, crescimento de 15% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional foi de 2%.
Quando se avalia os produtos que passaram pelo complexo portuário em 2024, o café teve um crescimento de 63% em relação a 2023, recorde conquistado após mais de 20 anos. Já o incremento na movimentação de carga geral foi de 54% em relação ao ano anterior. O granito em bloco cresceu 90% em relação a 2023 e 187% em relação a 2022. Já os carros cresceram 109% em relação a 2023. A movimentação de contêineres teve um aumento de 30% (TEUS), tendo passado pelo porto 228 mil contêineres em 2024.
“Tivemos um crescimento expressivo que é resultado da nossa capacidade de estabelecer parcerias para aumentar a competitividade do porto e de reagir às demandas de mercado, a partir de um modelo de gestão ágil e flexível. Ao longo destes dois anos, fechamos 11 novos contratos, contra a média anterior de um contrato a cada quatro anos. Viabilizamos soluções personalizadas, como o break bulk para o setor do café, e atraímos investimentos relevantes que contribuíram para o ganho de eficiência e produtividade em nossas operações”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
Segundo a concessionária, foram investidos R$ 580 milhões em melhorias de infraestrutura no porto. Entre eles, as obras de revitalização e modernização do complexo portuário de Vitória e Vila Velha, com destaque para a revitalização do ramal ferroviário dentro do porto.
“Mesmo com o desafio adicional de operar mantendo qualidade e produtividade durante a realização das obras, concluímos os nossos compromissos, conquistamos recordes nas movimentações e construímos capacidade para crescimento no futuro. Os investimentos realizados vão permitir que, até 2029, o porto aumente as movimentações em 80%”, completa Serrão.


Além do ramal ferroviário dentro do porto, também foram reformados os armazéns do centro de Vitória, recuperados silos horizontais, ampliando a capacidade de armazenamento, e realizadas melhorias nos berços, sistemas de segurança e de operações.
“Estamos dobrando a nossa capacidade estática, hoje temos uma das menores filas de navios do Brasil, com 1,4 dia, e estamos prontos para crescer com disponibilidade de berço e áreas”, conclui Serrão.