18.3 C
Vitória
sexta-feira, 1 julho, 2022

Assista a II Mostra Online de Filmes e Vídeos sobre Libras e a Comunidade Surda

Cena do filme "O menino, a pipa e a vovó" Foto: Youtube / Reprodução

Cursistas foram desafiados a produzirem filmes, tendo como principal foco a criança surda, em alfabetização

Por Victor Rodrigues

A II Mostra Online de Filmes e Vídeos sobre Libras e a Comunidade Surda, acontece em comemoração do Dia da Libras. Os organizadores, são o Grupo de Pesquisas em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes). 

A 1ª Mostra, criada em 2020 reuniu filmes produzidos em projetos do Gpaes e por integrantes do grupo de pesquisa, que foram veiculados no Canal do Youtube Libras Gpaes.

O evento online acontece com a veiculação de filmes e vídeos produzidos pelos cursistas que participaram das oficinas de Roteiro e Captura de imagem com celular e edição.

A ação é realizada no Módulo 2 da matéria de Alfabetização de Crianças Surdas e Produção de Material, do Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Sensorial.

O curso ocorreu no período de dezembro de 2020 a maio de 2021. Coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e o Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes), em parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação.

Produção 

A formação foi ofertada em Modalidade EaD, na Plataforma Moodle, hospedada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Proex/Ufes)

Nesta formação, os cursistas foram desafiados a produzirem seus próprios filmes, tendo como principal foco a criança surda, em alfabetização. Desta forma, constituiu-se um intenso processo de criação e autoria, na perspectiva discursivo-enunciativa, bakhtiniana.

Nesta Mostra Online, apresentamos o processo de criação destes filmes por meio da exibição deles e do diálogo com seus realizadores sobre o processo e as obras produzidas.

Para iniciar esta jornada audiovisual, apresentamos o filme O menino a pipa e a vovó, criado pelos professores formadores do curso de Extensão, João Rafael, Ednalva Gutierrez Rodrigues e Ericler Oliveira Gutierrez.

Confira aqui as produções dos cursistas!

Assista 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade