27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Morre Vasco Alves, ex-prefeito e deputado federal

O ex-prefeito de 78 anos morreu neste sábado (25). A causa da morte ainda não foi divulgada

Por Aline Pagotto

O político, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Vasco Alves, morreu neste sábado (25). A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a informação foi divulgada por meio das mídias sociais do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha, Max Filho.

- Continua após a publicidade -

Vasquinho, como era conhecido, estava internado em um hospital da Grande Vitória desde o dia 17 de abril. Por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda não se sabe como será realizado o velório.

Em toda sua trajetória, Vasco foi considerado um dos maiores nomes que contribuíram com o cenário político capixaba. Graduado em Direito, seu envolvimento com a política começou pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1983, disputou o cargo de prefeito de Vila Velha e ganhou.

O primeiro a manifestar seus sentimentos sobre a morte de Vasquinho foi o governador Renato Casagrande. Por meio das mídias sociais, ele deixou uma mensagem de apoio aos familiares. “Acabo de receber a triste notícia do falecimento do amigo, Vasco Alves. Uma figura de destaque na política capixaba. Um líder carismático e uma popularidade diferenciada. Deixa uma contribuição valorosa ao ES e muitas e boas histórias. Aos amigos e familiares, minha solidariedade”, informou a postagem.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, disse que Vasco Alves era uma figura sensível e que vai deixar um grande legado. “Decretei luto oficial em Vila Velha. Faleceu Vasco Alves. Prefeito por 2 mandatos da cidade e também de Cariacica, constituinte nota 10. Vasco era uma figura popular e muito querida pelos capixabas. Nosso abraço a dona Marina (viúva), Vasco Neto (filho), filhas, netos e toda família”, disse.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso, fez uma breve homenagem. “Vasco Alves será sempre lembrado pelo seu carisma, por sua alegria e seus causos. Deixa importante contribuição para o Espírito Santo e sobretudo para Vila Velha. Meus sentimentos à família”, afirmou.

Trajetória

Vasco Alves sempre foi uma figura popular e engajado na política. Em 1982, concorreu à Prefeitura de Vila Velha, assumindo seu mandato em 1983. Mas deixou o cargo para concorrer à deputado federal, assumindo o mandato em 1986. Por lá, foi membro titular da Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos, da Comissão da Ordem Social, e como suplente da Subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios, da Comissão da Organização do Estado.

Concorreu à prefeitura de Cariacica pelo Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB). E assumiu o mandato em janeiro de 1989.

Em 1998, disputou o cargo de governador do Estado do Espírito Santo, mas perdeu a eleição para José Inácio Ferreira. Em 2004 voltou a candidatar-se a prefeito de Vila Velha, e perdeu para Max Mauro, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ao tentar novamente em 2008, perdeu para Neucimar Fraga, do Partido da República (PR).

Também deu sua contribuição à Academia de Letras Humberto de Campos, do Instituto dos Advogados do Espírito Santo e da Fundação Pedroso Horta, onde atuou como professor, e também foi presidente da Associação de Prefeitos e Vereadores do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA