19.1 C
Vitória
sábado, 30 maio, 2020

Morre Vasco Alves, ex-prefeito e deputado federal

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

O ex-prefeito de 78 anos morreu neste sábado (25). A causa da morte ainda não foi divulgada

Por Aline Pagotto

O político, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Vasco Alves, morreu neste sábado (25). A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a informação foi divulgada por meio das mídias sociais do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha, Max Filho.

Vasquinho, como era conhecido, estava internado em um hospital da Grande Vitória desde o dia 17 de abril. Por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda não se sabe como será realizado o velório.

Em toda sua trajetória, Vasco foi considerado um dos maiores nomes que contribuíram com o cenário político capixaba. Graduado em Direito, seu envolvimento com a política começou pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1983, disputou o cargo de prefeito de Vila Velha e ganhou.

O primeiro a manifestar seus sentimentos sobre a morte de Vasquinho foi o governador Renato Casagrande. Por meio das mídias sociais, ele deixou uma mensagem de apoio aos familiares. “Acabo de receber a triste notícia do falecimento do amigo, Vasco Alves. Uma figura de destaque na política capixaba. Um líder carismático e uma popularidade diferenciada. Deixa uma contribuição valorosa ao ES e muitas e boas histórias. Aos amigos e familiares, minha solidariedade”, informou a postagem.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, disse que Vasco Alves era uma figura sensível e que vai deixar um grande legado. “Decretei luto oficial em Vila Velha. Faleceu Vasco Alves. Prefeito por 2 mandatos da cidade e também de Cariacica, constituinte nota 10. Vasco era uma figura popular e muito querida pelos capixabas. Nosso abraço a dona Marina (viúva), Vasco Neto (filho), filhas, netos e toda família”, disse.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso, fez uma breve homenagem. “Vasco Alves será sempre lembrado pelo seu carisma, por sua alegria e seus causos. Deixa importante contribuição para o Espírito Santo e sobretudo para Vila Velha. Meus sentimentos à família”, afirmou.

Trajetória

Vasco Alves sempre foi uma figura popular e engajado na política. Em 1982, concorreu à Prefeitura de Vila Velha, assumindo seu mandato em 1983. Mas deixou o cargo para concorrer à deputado federal, assumindo o mandato em 1986. Por lá, foi membro titular da Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos, da Comissão da Ordem Social, e como suplente da Subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios, da Comissão da Organização do Estado.

Concorreu à prefeitura de Cariacica pelo Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB). E assumiu o mandato em janeiro de 1989.

Em 1998, disputou o cargo de governador do Estado do Espírito Santo, mas perdeu a eleição para José Inácio Ferreira. Em 2004 voltou a candidatar-se a prefeito de Vila Velha, e perdeu para Max Mauro, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ao tentar novamente em 2008, perdeu para Neucimar Fraga, do Partido da República (PR).

Também deu sua contribuição à Academia de Letras Humberto de Campos, do Instituto dos Advogados do Espírito Santo e da Fundação Pedroso Horta, onde atuou como professor, e também foi presidente da Associação de Prefeitos e Vereadores do Espírito Santo.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade