28.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Varíola do macacaco: Sesa investiga terceiro caso no estado

Terceiro caso suspeito é de um homem, com idade entre 20 e29 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados da varíola do macaco

Por Wesley Ribeiro 

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa/ES) descartou o segundo caso suspeito de varíola de macaco no Espírito Santo. Tratava-se de um homem, com idade entre 30 e 39 anos, com histórico de viagem a países com casos já confirmados da doença. Em compensação um terceiro caso suspeito no Espírito Santo está em análise.

- Continua após a publicidade -

O comunicado da Sesa foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 04 de julho de 2022. No documento a Secretaria informa que “as amostras do segundo caso suspeito para Monkeypox, que estavam em análise no laboratório referência no Rio de Janeiro, tiveram resultado negativo para a doença”. Diz também que “a informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira”. 

Ainda segundo o documento, no último sábado, 02 de julho, a Sesa iniciou uma nova investigação de um caso suspeito de Monkeypox no estado. Trata-se de um homem, na faixa etária entre 20-29 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados da doença. Este é o terceiro caso investigado no estado.

O paciente está internado em um hospital da Grande Vitória. Segundo o próprio paciente, os sintomas iniciaram no dia 7 de junho com erupções cutâneas nas regiões da cervical e tórax, sem dores.

As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). A unidade é capacitada para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, porém ainda aguarda insumos do Ministério da Saúde.

Entretanto, a Sesa informou que vai fazer exames para detecção de doenças semelhantes como a herpes, o sarampo e a sífilis. Casos os resultados sejam negativos, as amostras serão enviadas ao laboratório de referência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA