26.9 C
Vitória
terça-feira, 3 DE dezembro DE 2024

Modernização do Terceiro Setor para se fazer mais e melhor

O futuro do Terceiro Setor dependerá da capacidade dessas entidades de se adaptarem às novas realidades

Por Fernando Cascardo

O Terceiro Setor está passando por uma transformação significativa. A crescente demanda por eficiência e do seu impacto na sociedade tem ampliado a adoção de tecnologias que antes eram quase que exclusivas do setor privado.

Hoje, plataformas de gestão, análise de dados e comunicação digital são essenciais para o funcionamento dessas entidades, impactando inclusive em sua influência na sociedade e na sua multiplicidade, cada vez mais pujante.

No entanto, a modernização vai além de implementar novas tecnologias. Trata-se também de cultivar uma cultura organizacional que valorize a inovação e a melhoria contínua.

- Publicidade -

As organizações precisam explorar novas formas de captação de recursos e estabelecer parcerias estratégicas com o setor privado para se manterem relevantes e eficazes.

O futuro do Terceiro Setor dependerá da capacidade dessas entidades de se adaptarem às novas realidades. Profissionalizar-se não é mais uma opção, mas uma necessidade para garantir que essas organizações operem com a eficiência e transparência que a sociedade exige.

Iniciativas como a Escola de Voluntários do Terceiro Setor, da ABRH-ES em parceria com a FUNDAES, Rede Pocante e ACACCI, são fundamentais nesse processo. A escola, criada em 2018, oferece não apenas capacitações gratuitas, mas também cria oportunidades de networking entre diversas entidades, fortalecendo as organizações e capacitando-as para continuar crescendo e cumprindo seu papel vital na sociedade.

LEIA MAIS
DEI: um novo normal para as instituições DEI: um novo normal para as instituições - A diversidade é um fator estratégico para o sucesso das organizações. Empresas que investem em DEI são mais inovadoras, produtivas e atrativas para talentos
Ufes, 70 anos formando talentos Ufes, 70 anos formando talentos - Desde a sua criação, a UFES desempenha um papel fundamental na formação acadêmica e produção artística e cultural do Espírito Santo e do Brasil

Além da Escola de Voluntários, aproveitar a disponibilidade de cursos gratuitos, muitos deles online, é um recurso valioso para a capacitação contínua de profissionais e voluntários. Essas oportunidades de aprendizado, oferecidas por diferentes iniciativas, ajudam a fortalecer a atuação das organizações, tornando-as mais preparadas para enfrentar novos desafios sociais.

O crescimento do Terceiro Setor apresenta tanto desafios quanto oportunidades valiosas. A combinação de profissionalização, capacitação e parcerias é a chave para garantir um impacto positivo e sustentável.

Investindo nessas áreas, as organizações do Terceiro Setor podem continuar a fazer uma diferença significativa, respondendo às necessidades emergentes da sociedade, com inovação e eficácia.

O Terceiro Setor também precisa investir na capacidade de se reinventar e se adaptar às mudanças. Ao buscar a formação contínua e colaborações estratégicas, as organizações não apenas ampliam suas capacidades, mas também garantem um futuro mais promissor e impactante para a sociedade.

Ao abraçar a profissionalização e fortalecer as conexões humanas, essas organizações estão construindo um caminho que transforma desafios em oportunidades, garantindo que seu impacto positivo se expanda e reverbere por gerações. O futuro do Terceiro Setor não é apenas promissor; ele está nas mãos de quem se dispõe a fazer mais e melhor.

Fernando Cascardo é diretor da ABRH-ES, mestrando em Educação, psicanalista e especialista em Gestão de Pessoas

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba