21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Mobilização contra as alterações do Código Florestal

Mobilização contra as alterações do Código Florestal
Na ocasião, a SOS Mata Atlântica, em parceria com organizações de todo o país, lançou a campanha “Mangue Faz a Diferença”.

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou na ultima terça-feira, 24, às 15h, durante a marcha de abertura do Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS), a campanha “Mangue Faz a Diferença” contra o novo Código Florestal e pelos manguezais, um dos ecossistemas que mais serão afetados pelas alterações da legislação. Cerca de 40 mil pessoas participaram da mobilização, cujo objetivo é alertar a população sobre os impactos que o novo Código causará ao meio ambiente.

- Continua após a publicidade -

A manifestação contou com apresentações teatrais, com grupos de atores representando políticos e interagindo com a população; a presença de 10 caixões temáticos, simbolizando a morte das florestas; além de faixas e diversas manifestações que solicitavam o veto da presidente Dilma ao projeto de lei aprovado, em dezembro do ano passado, pelo Senado.

Para Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, momentos como os vividos hoje renovam o espírito de luta dos movimentos sociais e do movimento ambientalista brasileiro. “O Brasil está perdendo um dos seus maiores patrimônios para atender a interesses de alguns poucos grupos. Ações como esta mostram que a população é contra o atual projeto de lei que altera o Código Florestal e que lutará para que a presidente Dilma o vete”.

A partir do lançamento, a campanha avançará pelo país, com ações e manifestações programadas em diversas praias de 12 estados, além de um ato em Brasília, em março (programação completa ao final do release). A campanha conta com o apoio do Comitê, que é formado por uma coalizão de 163 organizações da sociedade civil brasileira, responsáveis pelo movimento “Floresta Faz a Diferença”.

Sociedade Mobilizada
Para reforçar a importância da proteção integral dos manguezais, dezenas de organizações preparam manifestações que tomarão algumas das principais praias e ruas de doze estados brasileiros – CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR e RS – além do Distrito Federal.

Com início hoje, 24 de janeiro, no Fórum Social Temático, a campanha contará com caminhadas e passeios de bicicleta, com mensagens e materiais sobre o tema; participações em blocos carnavalescos, atos durante festas regionais – como a Festa de Iemanjá, em Salvador; apresentações culturais, como a orquestra de Frevo em Boa Viagem, Recife; ações em conjunto com comunidades de pescadores e extrativistas; simulação de uma “praia em Brasília”; mutirões de limpezas de praias e manguezais; remadas; divulgação e assinatura do manifesto “Mangue Faz a Diferença”, entre outras ações.

Informações, fotos e vídeos sobre as atividades, bem como os materiais da campanha e o manifesto estarão disponíveis no hotsite www.manguefazadiferenca.org.br, a partir de fevereiro. Internautas também poderão acompanhar a mobilização pela fan page da campanha no Facebook (facebook.com/manguefazadiferenca) e manifestar seu apoio via Twitter com a hashtag #manguefazadiferenca.

Programação
Coordenação geral: Fundação SOS Mata Atlântica.

• 24 a 29/1 – Lançamento da campanha e mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica no Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS); Coordenação: Fundação SOS Mata Atlântica.
• A partir de 24/1 – Porto Seguro (BA). Coordenação: Projeto Amiga Tartaruga.
• A partir de 24/1 – Litoral Sul de Pernambuco: Praias de Tamandaré, Carneiros e Porto de Galinhas; Coordenação: Instituto Recifes Costeiros.
• 2/2 – Salvador (BA); Coordenação: Grupo de Defesa de Promoção Socioambiental – Gérmen.
• 3 e 4/2 – Ilha de Itaparica (BA); Coordenação: PROMAR.
• 4 e 5/2 – Aracaju e Itaporanga (SE); Coordenação: Instituto Mamíferos Aquáticos.
• 4 e 5/2 – Matinhos (PR); Coordenação: Associação Mar Brasil.
• 5/2 – Maceió (AL); Coordenação: Instituto Biota de Conservação.
• 5/2 – Recife (PE); Coordenação: Centro Escola Mangue.
• A partir de 8/2 – Rio Ceará e Praia de Iracema (CE); Coordenação: Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS.
• 11/2 – Natal (RN); Coordenação: Ponta de Pirangi.
• 11/2 – Santos (SP); Coordenação: Ecosurfi.
• 12/2 – Vitória (ES); Coordenação: Associação Ambiental Voz da Natureza.
• 12/2 – Rio de Janeiro (RJ); Coordenação: Instituto Mar Adentro e Projeto Coral Vivo.
• A partir de 17/2 – Canavieiras (BA).
• 18/2 – Paraty (RJ); Coordenação: Associação de Monitores Ambientais de Paraty – AMAPA.
• Início de março: ações em Brasília (DF). Coordenação: Fundação SOS Mata Atlântica.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA