Serra, Vila Velha e Cariacica cumpriram o prazo e podem pleitear verbas federais; Vitória, no entanto, ainda não entregou o plano
Por Kebim Tamanini
O prazo final para a entrega do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMU) pelos municípios com mais de 250 mil habitantes, como Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, encerrou-se no dia 12 de abril deste ano. Até esta sexta-feira (06), de acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), apenas três dos quatro municípios mencionados cumpriram o prazo. Embora a obrigatoriedade se estenda a 52 cidades capixabas, apenas 14 entregaram o plano.
A Corte de Contas capixaba informou que a Prefeitura de Vitória ainda não entregou o documento, o que a torna inapta a requerer recursos do Governo Federal para a execução de projetos relacionados à mobilidade urbana.
O PMU é um instrumento de planejamento fundamental para o transporte e a circulação de pessoas e bens nos municípios. Ele é essencial para que as cidades possam se desenvolver de maneira sustentável, atendendo de forma eficiente às necessidades de seus habitantes.
Segundo o TCE-ES, milhões de reais em investimentos são destinados pelo Governo Federal para auxiliar os municípios a resolver problemas de mobilidade urbana, como alagamentos e melhorias no transporte público. No entanto, os municípios que atrasarem a entrega do PMU correm o risco de não terem mais recursos disponíveis quando finalmente apresentarem o plano, já que o orçamento da União é distribuído entre todas as cidades do país, sem reserva específica para qualquer uma delas.
Diante da situação de Vitória, o portal ES BRASIL consultou o Ministério das Cidades para entender se os municípios que não entregaram o PMU no prazo perderão os investimentos. Em resposta, o Ministério esclareceu, por meio de nota, que “não há perda definitiva de recursos. Os municípios que não apresentarem o plano até o prazo estipulado em lei podem voltar a receber e solicitar recursos federais destinados à mobilidade urbana assim que apresentarem o respectivo plano de mobilidade urbana.”
Procuramos a Prefeitura de Vitória para saber quando o PMU será entregue. No entanto, até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.
Outros municípios
Os municípios capixabas com menos de 250 mil habitantes, assim como aqueles com mais de 20 mil habitantes ou inseridos em áreas de interesse turístico e litorâneas, têm até 12 de abril de 2025 para apresentar seus respectivos PMUs.
No último levantamento realizado pelo TCE-ES, apenas 11 dos 48 municípios capixabas com população entre 20 mil e 250 mil habitantes já possuíam o Plano de Mobilidade Urbana. São eles: Afonso Cláudio, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Maria de Jetibá e Viana.
Municípios com até 20 mil habitantes estão dispensados da obrigatoriedade de apresentação do plano.
A expectativa é que as cidades que ainda não apresentaram o documento acelerem o processo de elaboração para garantir acesso aos investimentos necessários para melhorias na mobilidade urbana, impactando positivamente a qualidade de vida de seus cidadãos.