25.5 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

Ministro visita Samarco e anuncia parceria para setor de rochas

Ao lado do deputado Evair de Melo, o ministro conheceu o parque industrial do polo capixaba da Samarco em Ubu

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve no Espírito Santo nesta quarta-feira e cumpriu uma série de compromissos no Sul do Estado. Entre eles, visita ao setor de rochas e a Samarco Mineradora.

Ao lado do deputado Evair de Melo, o ministro conheceu o parque industrial do polo capixaba da Samarco que fica em Ubu, Anchieta, e abriga quatro usinas de pelotização de minério e o mineroduto que o liga às unidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.

- Continua após a publicidade -

O convite para que o ministro visitasse as instalações da mineradora foi feito em janeiro deste ano, quando o primeiro navio com destino à Europa atracou na Samarco, depois de cinco anos de paralisação após o rompimento das barragens de Mariana.

“A Samarco lutou muito para que as atividades fossem retomadas, com muita garra superaram os entraves e voltaram, o que irá levar mais desenvolvimento a economia capixaba, gerando emprego e renda”.

A mineradora precisou parar suas atividades em 2015, quando a barragem de Mariana, Minas Gerais, rompeu. A Samarco era a segunda maior movimentadora da economia do Estado, com 15 mil empregos diretos, 1,2 mil fornecedores e R$ p15 bilhões em investimentos.

Em outubro de 2019, a empresa ganhou a licença para retornar suas atividades, mas a primeira exportação de pelotas de minério só aconteceu em janeiro deste ano, após todas as verificações de viabilidade e segurança indicarem sucesso.

Parcerias com setor de Rocha

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também esteve nos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.

O deputado Evair de Melo, vice-lider do Governo na Câmara, ainda informou sobre uma possível parceria do MME com o Sindirochas e Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) para garantir a presença das indústrias capixabas em feiras internacionais.

“O ministro anunciou ainda que, nos próximos dias, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos assinará com o Sindirochas e Centrorochas um contrato para que possamos ampliar a participação em feiras internacionais, um montante que deve ultrapassar R$ 30 milhões em investimentos”, contou.

Albuquerque teve encontro ainda com o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, e empresários para conhecer in loco como é feita a extração e beneficiamento de mármores e granitos do setor de rochas ornamentais capixaba.

“Estou muito feliz de estar aqui no Espírito Santo, mais feliz ainda em estar conhecendo esse setor que é importante não só para a atividade econômica do estado mas também do país.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA