28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Vitória Stone Fair tem início no Pavilhão de Carapina

Vitória Stone Fair tem início no Pavilhão de Carapina

A 31ª edição da Vitória Stone Fair 2011 teve início nessa terça-feira, dia 15, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A solenidade de abertura contou com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e do de Vitória, João Coser. Além deles, estavam presentes deputados, senadores e outros políticos; empresários do setor de rochas; o Ministro da Minas e Energia, Edison Lobão; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Lucas Izoton, e outras autoridades (veja aqui as fotos da feira).

Durante a solenidade, tanto Lobão quanto Casagrande ressaltaram a importância do setor para a economia local e do Brasil. O ministro afirmou que o Espírito Santo é referência mundial em mármore e granito e líder na produção de rochas ornamentais. Ele antecipou que “o Ministério está elaborando um plano, chamado Plano 2030, que leva em consideração as necessidades do setor de rochas, que é importante para todo o Brasil e com referência internacional”, frisou.

- Continua após a publicidade -

Já o governador, em seu discurso, disse que o Governo está de portas abertas para dialogar sobre as dificuldades que o setor venha a encontrar. “O Governo pode ser um parceiro do Ministério de Minas e Energia para dotar o setor de rochas de infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento”, relatou.

Para o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Malacarne Costa, a Feira é um evento que reúne todos os envolvidos no processo de produção, extração, beneficiamento e acabamento das rochas ornamentais. “A feira é o principal marketing do setor de rochas nacional. A sua importância vai além de promover a venda dos materiais, ditando a tendência mundial do arranjo. Ela reúne em um só local todo o trade mundial de rochas: empresários dos diversos momentos da atividade, fornecedores e compradores, fazendo uma aproximação. Os negócios iniciados na Vitória Stone Fair são desenvolvidos ao longo do ano”, explicou Costa.

A Feira está sendo realizada em uma área de 35 mil metros quadrados. Espera-se um público visitante de mais de 20 mil pessoas. O evento terá a participação de 410 expositores, 95 dos quais internacionais como Itália, Egito, Espanha, França, Portugal, Índia, Argentina, Grécia, China, Paquistão, República Dominicana, Vietnã e Turquia. Os destaques internacionais ficam por conta da forte presença da Turquia, das empresas portuguesas, espanholas e italianas, com os famosos mármores de Carrara. Máquinas de última geração tecnológica também estão expostas no Pavilhão de Carapina, como forma de apresentar novidades para as empresas se tornarem mais competitivas.

Encontro de prefeitos
Dentre as novidades do Vitória Stone Fair deste ano está o Pedra Fundamental – Encontro de Prefeitos dos Municípios Produtores de Rochas Ornamentais, cujo início aconteceu durante a solenidade de abertura da Feira, com a presença de lideranças na discussão de melhorias na gestão eficiente dos recursos naturais, além da legislação mineral e geração de emprego e renda no setor de rochas ornamentais. O encontro continua nesta quarta-feira, dia 16, tendo na parte técnica o presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Aladim Cerqueira, que falará sobre os aspectos do licenciamento ambiental e as responsabilidades do poder local. O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery, traçará ações conjuntas entre o órgão e as prefeituras.

Espírito Santo em destaque
O Espírito Santo responde por mais de 70% das exportações brasileiras. O Brasil é o 8º em exportação de blocos e o 5º maior exportador de rochas ornamentais acabadas, com um mercado que movimenta bilhões por ano, incluindo a comercialização no mercado interno e externo e as transações de máquinas, equipamentos, insumos e materiais de consumo e serviços. O evento que é promovido pelo Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag) e pela Milanez & Milaneze. A previsão de visitante é acima de 20 mil pessoas de 65 países e de estados brasileiros. “A feira é um instrumento indutor do desenvolvimento econômico nacional e capixaba, beneficiando todos os elos da cadeia produtiva”, ressaltou a diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA