25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Ministro da Justiça lança Campanha do Desarmamento no Espírito Santo

Assessoria de Comunicau00e7u00e3o/PMNesta quinta-feira (16), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai estar em Vitória para lançar oficialmente, no Palácio Anchieta, às 19 horas, a Campanha Nacional do Desarmamento, deflagrada pelo Governo federal no dia 6 de maio. Na ocasião, será assinado o convênio com o Governo do Espírito Santo para abertura de novos postos de entrega de armas que irão funcionar em delegacias de Polícia Civil, Batalhões, Companhias e Destacamentos da Polícia Militar, além de entidades da sociedade civil que aderirem à campanha.

O subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Guilherme Pacífico, coordenador do Fórum Capixaba pelo Desarmamento juntamente com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições, informou que após a assinatura do convênio entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado, serão firmadas parcerias com prefeituras e entidades da sociedade civil para abertura de novos postos para entrega voluntária de armas.

- Continua após a publicidade -

De 6 de maio até o dia 10 de junho, um total de 81 armas foram entregues voluntariamente pela população capixaba, somente nas unidades da PF na Grande Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

A Polícia Federal acaba de criar uma central de atendimento em Brasília para orientar as pessoas que pretendem entregar armas através da campanha. Basta discar 194, as ligações são gratuitas e estão à disposição da população para prestarem as primeiras orientações sobre a campanha.

O subsecretário da SESP destacou ainda a intensificação da campanha de divulgação através de todos os meios de comunicação tão logo os novos postos de entrega voluntária de armas sejam definidos. “Podemos garantir que todas as delegacias da Polícia Civil, sedes de Batalhões, Companhias e Destacamentos da Polícia Militar – na Grande Vitória e interior – além dos quartéis do Corpo de Bombeiros deverão se transformar em pontos de entrega voluntária de armas”, acrescentou Guilherme Pacífico.

Pagamento

A arma de fogo a ser entregue nos postos da campanha deverá ser transportada sem munição e com a guia correspondente, que pode ser obtida pela internet. A Polícia Federal ou órgão credenciado que fizer o recolhimento expedirá protocolo para o recebimento da indenização e o recibo correspondente, em duas vias. O protocolo deverá contar com numeração, senha para saque, bem como o valor devido e o prazo para o saque da indenização.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública irá autorizar a instituição financeira, por meio eletrônico, a fazer o pagamento imediato da indenização referente aos protocolos expedidos pelos postos de recolhimento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA