24.4 C
Vitória
segunda-feira, 8 agosto, 2022

Ministério do Trabalho lança aplicativo que facilita busca por emprego

Foto: Reprodução

O ministro Ronaldo Nogueira lançou a ferramenta, que permitirá ao trabalhador consultar oportunidades em diferentes áreas de forma prática e rápida

Visando auxiliar o trabalhador na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, o Ministério do Trabalho lançou nessa terça-feira (23), um aplicativo móvel que permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas de emprego adequadas ao seu perfil. A solenidade de lançamento contou com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

A criação do aplicativo vai melhorar a comunicação entre o Ministério e os trabalhadores que dependem da rede Sine em todo o país. O Sine Fácil permitirá às pessoas acessarem vagas de emprego, buscarem informações sobre Abono Salarial e acompanharem os pagamentos de parcelas do Seguro-Desemprego.

O aplicativo foi desenvolvido pela Dataprev, empresa de tecnologia do governo, e levou em conta a simplicidade, para que qualquer trabalhador consiga navegar nas funcionalidades criadas. Por enquanto, existe apenas na versão para Android, que já pode ser baixada gratuitamente.

Foto: Divulgação

“Esse aplicativo está inserido em um projeto do Ministério para aprimorar o relacionamento dos trabalhadores com a rede de atendimento Sine. Queremos aprimorar essa comunicação e, principalmente, tornar mais fácil aos trabalhadores e empregadores o acesso aos serviços do Sine”, afirmou o ministro.

Para utilizar o aplicativo pela primeira vez, o trabalhador precisará de um código de acesso (QR Code). Esse código é fornecido em qualquer unidade do Sine no país ou pelo site Emprega Brasil (www.empregabrasil.gov.br), caso o trabalhador tenha sido atendido no Sine em algum momento e já tenha cadastro na rede.

Espírito Santo

De acordo com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o mercado de trabalho no Espírito Santo tem apresentado um quadro de recuperação gradual. O número de demissões está diminuindo, enquanto o número de admissões cresce, com um saldo positivo no primeiro semestre desse ano.

O secretário Carlos Roberto Casteglione afirma que a criação do aplicativo vai facilitar o acesso do trabalhador desempregado, ou ainda daqueles que desejam outras oportunidades, às novas vagas é extremamente importante. “Uma de nossas prioridades tem sido nos aproximar dos empresários para capitanear as vagas em aberto e anunciá-las via Sine, e esse aplicativo do Ministério do Trabalho dá ainda mais visibilidade à nossa atividade, a medida que nos aproxima dos candidatos e ao mesmo tempo dos empregadores. Estamos otimistas de que essa se torne uma plataforma que realmente venha ser bem utilizada e agilize o processo de seleção”, destacou.

 

 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade