26 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Ministério da Justiça abre processo contra empresas por telemarketing

No último dia 18 de julho, foram suspendidas as atividades irregulares de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, anunciou nesta quarta-feira, 27, que abriu processos administrativos contra 26 empresas por prática de telemarketing abusivo. Entre as companhias notificadas a apresentarem defesa estão bancos, empresas de telecomunicações e centrais de telemarketing. Se houver condenação, as empresas poderão pagar multa de até R$13 milhões cada.

Os dirigentes dos Procons, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram comunicados sobre a abertura dos processos administrativos, para que tomem as medidas que julgarem cabíveis.

- Continua após a publicidade -

A abertura dos processos é um desdobramento da decisão que, no último dia 18 de julho, suspendeu atividades irregulares de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras.

A suspensão foi determinada pela Senacon com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov br – foram 14.547 reclamações nos últimos três anos. O Ministério da Justiça entendeu que a prática do telemarketing ativo abusivo afronta os preceitos do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Geral de Proteção de Dados e do Marco Civil da Internet.

O telemarketing abusivo consiste em ligações que oferecem produtos ou serviços sem a autorização dos consumidores. Segundo o Ministério da Justiça, tais abordagens são, em sua maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA