26 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Vitória diminui relevância do Rio de Janeiro no Sudeste

É o que aponta a pesquisa do IBGE, que avaliou a recente condição de Metrópole da capital do Espírito Santo

Com a chegada de Vitória ao grupo de Metrópoles brasileiras, em junho de 2021, todo o Espírito Santo passou a ser referenciado à capital capixaba diminuindo, consequentemente, a influência da região metropolitana fluminense.

É o que mostra a publicação Divisão Urbano-Regional 2021, divulgada quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisadora da Diretoria de Geociências-DGC do IBGE, Maria Mônica Vieira, uma das responsáveis pela Divisão Urbano Regional, explicou à ES BRASIL quais características contribuíram para este cenário.

- Continua após a publicidade -

“Quando Vitória ascende à condição de Metrópole, ela assume o status de núcleo de uma Região Ampliada localizada onde antes era uma área subordinada ao Rio de Janeiro. A capital fluminense deixa de ser a principal Cidade no atendimento a bens e serviços e na gestão territorial para o conjunto de municípios que passam a ser polarizados por Vitoria”, afirmou.

Arranjo Populacional de Vitória

Mas a capital não é um município isolado como Metrópole e identifica um agregado de municípios considerado como o Arranjo Populacional de Vitória, segundo a pesquisa REGIC 2018 do IBGE.

Neste caso, considera-se a Grande Vitória, que inclui os municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari, Fundão e Serra, a cidade mais populosa do Estado, com mais de 540 mil habitantes.

Vitória diminui relevância do Rio de Janeiro no Sudeste
O IBGE considera a capacidade da região no atendimento a bens e serviços para a região que polariza. Foto: Diego Alves/Secom-PMV

Maria Mônica explica que a análise para se definir a rede urbana brasileira, leva em consideração a hierarquia das cidades, a área de influência delas, estudos da gestão público e privada e o resultado de sua capacidade de atendimento a bens e serviços para a região que polariza.

Metrópoles do Brasil

Atualmente, o Brasil conta com 15 metrópoles (Vitória, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador, Manaus, Florianópolis e Campinas).

“Existem diferentes critérios para a identificação de uma Metrópole. O IBGE define as Metrópoles a partir do estudo de Regiões de Influência das Cidades, o REGIC 2020, disponível no site institucional. O Divisão Urbano-Regional conta também com um Glossário onde a palavra Metrópole está definida”, acrescentou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA