24.4 C
Vitória
segunda-feira, 6 julho, 2020

Cientistas descobrem novo método para combater o Alzheimer

Leia Também

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.

Inscrições do Sisu começam nesta terça (07)

Os interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10) e realizar o cadastro.

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Artigos da lei foram republicados no Diário Oficial de hoje. Saiba mais! O governo republicou hoje (6), no Diário Oficial da União, dois artigos da lei sancionada na...

Estudantes com Fies podem suspender parcelas no BB a partir de hoje

A manifestação pode ser feita pelo app BB. Saiba mais! Estudantes que contrataram Financiamento Estudantil (Fies) por meio do Banco do Brasil (BB) podem requerer...

Os cientistas descobriram uma forma de isolar partículas que estimulam o desenvolvimento da doença

Ao que tudo indica a cura para o Alzheimer já está bem perto de acontecer. Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu uma nova estratégia para eliminar as partículas que destroem as células cerebrais.

Segundo um estudo publicado na revista especializada “PNAS”, a estratégia se baseia em um enfoque inovador de cinética química desenvolvida nos últimos dez anos, que ajuda a descobrir fármacos contra as doenças de enovelamento de proteínas, como o Alzheimer.

A principal pesquisadora do estudo é a cientista Michele Vendruscolo. Ela afirmou que “esta é a primeira vez que foi proposto um método sistemático para atacar os patógenos, a causa do Alzheimer, que foram identificados recentemente como pequenos grupos de proteínas conhecidas como oligômeros”.

O estudo revela também que enquanto está em processo celular, a doença forma grupos e matam as células nervosas saudáveis. Assim, quando este processo falha, a célula apresenta um “grave problema de enovelamento”, e podem ser formados depósitos perigosos, que podem causar demência.

A cientista destacou, ainda, que as proteínas mal ligadas se acumulam entre as células nervosas, impedindo-as de sinalizar adequadamente, assim o cérebro perde a capacidade de se desfazer destes depósitos perigosos ao envelhecer.

Os especialistas destacaram ainda que a descoberta abre caminho para que possam ser desenvolvidos novos remédios para a cura do Alzheimer e que eles podem chegar a testes clínicos em cerca de dois anos.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.

Musical A Bela e a Fera no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A narrativa sobre um jovem príncipe transformado em uma fera vai encantar pais e filhos será transmitida neste domingo (05), nas mídias sociais.
Continua após publicidade