28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Mestre Álvaro terá 777 m² de área recuperada

O projeto foi idealizado pelo projeto Tororó, 1° lugar no chamamento público da Semma

Com o objetivo de aumentar a vazão de uma nascente localizada na área do Jardim Botânico, em Serra-Sede – uma área de 777,04 m² – a ONG Amigos do Mestra, vai recuperar a área degradada. A ideia do projeto Tororó, é reflorestar as margens da nascente, retirar as espécies exóticas, canalizar o curso d’água e preservá-lo.

O projeto ficou em primeiro lugar no Chamamento Público da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma).

- Continua após a publicidade -

“O termo ‘Tororó’ vem do Tupi antigo ‘Tororoma’, que significa, jorro de água, ou seja, nascente. Acreditamos que este nome representa tudo que queremos mostrar com esse projeto, que recuperando nossos recursos hídricos estaremos preservando a vida de todo o meio ambiente”, explicou o presidente da ONG, Bismark Ferreira.

O pontapé inicial do projeto será dado em fevereiro, com palestras para moradores, alunos da escola Clóvis Borges Miguel e da faculdade Multivix. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de conservar os recursos hídricos.

Em março, será realizada a retirada de espécies exóticas, ou seja, plantas que não são naturais do local e atrapalham o crescimento e desenvolvimento de espécies nativas. “O local tem espécies exóticas, como bananeiras. Vamos retirá-las e realizar o plantio de mudas de espécies como aroeira, ingá, embauba, entre outras”, adiantou o biólogo especializado em botânica Stéfano da Silva Dutra.

O segundo passo é colocar em prática um método chamado caxambu, que consiste na escavação de um buraco para aumentar o fluxo da nascente e instalação de um tubo, contendo quatro saídas. “Vamos cavar um buraco para saber onde de fato começa a nascente e em seguida será feita uma manilha, como se fosse um tubo, para colocar na boca dessa bacia por onde vai jorrar a água da nascente. Serão colocadas pedras pequenas e grandes para filtrar a água. Ao final, serão colocadas uma lona e uma cerca para proteger a nascente”, explicou.

O último passo será o reflorestamento e paisagismo do espaço.

Chamamento público

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) abriu em 2019 um processo seletivo para escolha de propostas de trabalho em educação ambiental, que serão executadas com recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental.

Ao todo, foram inscritos 12 projetos, dos quais cinco foram selecionados e vão receber até R$ 30 mil para execução.

Leia Também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA