20.5 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Mercado pet espera crescimento de 12% no faturamento

Segmento ganha cada vez mais espaço no comércio com produtos e serviços humanizados e personalizados

Por Redação

O crescimento do mercado pet no Espírito Santo acompanha a tendência nacional: a expectativa é de aumento de 12% no faturamento de 2024, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB).

- Continua após a publicidade -

“O mercado pet no Brasil já ultrapassou setores de utilidades domésticas e automação industrial, como apontou o Sebrae. Vemos que esse segmento ganha cada vez mais espaço no comércio, aliado a fatores comportamentais que contribuem para um crescimento ainda maior”, afirma Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio-ES, projeto que funciona como um observatório do comércio do Espírito Santo.

A pesquisadora destaca quatro fatores que podem explicar esse crescimento: humanização dos pets, atendimento personalizado, alimentação diferenciada e turismo pet friendly. 

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, a relação entre tutores brasileiros e seus pets atingiu um novo patamar, onde 70% consideram esses companheiros como verdadeiros membros da família. Com isso, surgiram também novas possibilidades de negócio voltadas a esse cuidado mais humanizado: refeição natural, creches, lavanderias especializadas, spas, festas para pets, serviço funeral e plano de saúde, dog walker (passeador de cães), pet sitter (babá de pet), versões pet friendly de comidas de aniversário, com bolos decorados e tudo que há direito.

Acompanhando essa humanização dos pets, vem também a crescente exigência dos clientes — e isso redefine o padrão de atendimento. Hoje, mais do que nunca, os tutores buscam uma experiência personalizada: dietas personalizadas, brinquedos pensados para cada personalidade, serviços de banho e tosa que respeitam as peculiaridades de cada animal, são exemplos palpáveis dessa abordagem centrada no cliente.

O desejo de integração total dos pets nas vidas de suas famílias está transformando a maneira como encaram as viagens. À medida que os tutores consideram seus animais de estimação como membros da família, a demanda por opções de turismo pet friendly está em ascensão. Hotéis, pousadas e até restaurantes estão se adaptando para oferecer acomodações e serviços especiais para atender a essa crescente demanda.

Com a crescente conscientização sobre a importância da alimentação para a saúde dos pets, surge um novo olhar dos tutores nas escolhas alimentares. Cada vez mais, as famílias estão buscando opções de alimentação natural e saudável para seus companheiros de quatro patas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA