25.5 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Memória cultural e preservação patrimonial capixaba em debate

Memória cultural e preservação patrimonial capixaba em debateDe setembro até dezembro, municípios capixabas serão as sedes de debates sobre os cuidados e formas de proteção do patrimônio cultural.

Os diversos bens que compõem o patrimônio cultural de uma cidade ou município estão expostos a diversos riscos, cabendo ao poder público construir planos e ações que busquem a sua salvaguarda. Para estimular a conscientização e a implementação de estratégias voltadas para a preservação do patrimônio, acontece o Seminário Patrimônio Cultural e Riscos.

- Continua após a publicidade -

De norte a sul do Espírito Santo, serão realizadas palestras e debates com a presença de especialistas para discutir essa temática junto com representantes de instituições públicas, pesquisadores, educadores e população em geral.

O primeiro desses encontros foi realizado no dia 26 de setembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Na sequência, os municípios capixabas de Conceição da Barra, Colatina, Santa Leopoldina, São Mateus, Muqui e Mimoso do Sul sediarão o Seminário. Essa mobilização e ampla discussão, que acontecerá até dezembro, faz parte do processo de construção de um programa estadual de educação patrimonial cuja implementação garantirá a preservação da memória e a valorização da identidade capixaba.

A subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural do Espírito Santo, Joelma Consuêlo Fonseca e Silva, explica que a necessidade de estratégias para a proteção patrimonial foi percebida de maneira emergencial com as enchentes ocorridas no estado no final do ano de 2011. “Alguns museus, por exemplo, sofreram com as enchentes e até foram alagados, enquanto outros tiveram os acervos prejudicados devido à má conservação dos edifícios”, conta a subsecretária.

A partir do levantamento prévio da situação atual dos meios de preservação existentes ainda foram identificados problemas relacionados ao patrimônio material. Grande parte dos bens móveis que constitui acervo de bibliotecas, museus, arquivos públicos e patrimônios edificados no estado não está inventariada ou digitalizada. Isso dificulta a recuperação de informações e implica em risco para a memória.

O Seminário Patrimônio Cultural e Riscos é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) e conta com apoio do Instituto Sincades, Instituto Brasileiro de Museus e do Ministério da Cultura. As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected] e pelo telefone (27) 3636-7121. As vagas são limitadas.

Calendário – Seminário Patrimônio Cultural e Risco

27/10/2012 – Sítio Histórico de Itapina / EEMF Maria Ortiz – Colatina
10/11/2012 – Sítio Histórico de Santa Leopoldina / Centro de Referência em Assistência Social – Santa Leopoldina
24/11/2012 – Sítio Histórico do Porto de São Mateus – São Mateus
08/12/2012 – Sítio Histórico de Muqui / Salão Paroquial da Matriz São João Batista – Muqui
09/12/2012 – Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana / Casa de Câmera e Cadeia (Clube Recreativo) – Mimoso do Sul

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA