24.9 C
Vitória
segunda-feira, 9 DE setembro DE 2024

Meia capixaba de 10 anos vai jogar no Bahia

Sensação do Porto Vitória, Júlio irá se transferir em definitivo para o clube do Grupo City quando completar 14 anos

Por Otávio Gomes*

Júlio da Silva, meio-campista formado no Porto Vitória, de apenas 10 anos, foi selecionado para integrar as categorias de base Esporte Clube Bahia. Tratado como uma joia do futebol capixaba, Júlio recebeu a proposta do clube baiano em maio deste ano, mas só poderá vestir a camisa do Tricolor de Aço em 2028, quando irá completar 14 anos.

- Continua após a publicidade -

O atleta do Verdão é mais um sucesso das categorias de base do clube da capital do Estado, o único time capixaba que possui o Certificado de Clube Formador da CBF, com jogadores espalhados pelo Brasil e no exterior. Júlio vinha sendo observado desde o ano passado, e chamou a atenção do captador do Bahia, Celso Caju, e do coordenador metodológico da base tricolor, Pedro Miranda.

O presidente do time capixaba, Vinícius Coelho, afirmou que os dois clubes concordaram em deixar o Júlio continuar o desenvolvimento no Espírito Santo até atingir a maturidade para ficar alojado em um novo clube, provavelmente aos 14 anos. Até lá, Júlio irá passar alguns períodos no Bahia, entre 7 e 10 dias, para ir se ambientando à nova casa, participando de treinos, jogos e competições de base.

“É uma parceria dos três lados, tanto do Bahia, quanto do Porto Vitória, e também da família. O Bahia entende que o Júlio ainda tem 10 anos, que pela idade ainda não pode sair daqui e que a família não pode se mudar pra Bahia. Então eles acreditam no potencial do Júlio e do Porto Vitória para desenvolver atletas. Ele passou no teste no Bahia, é considerado atleta do Bahia, mas não é do Bahia ainda porque ele treina e joga pelo Porto”, explicou o dirigente capixaba.

O gestor de futebol do Porto Vitória, Léo Casula, completa e diz que a confiança do time baiano em deixar Júlio por mais 4 anos no seu Estado natal é fruto do profissionalismo do clube. “O Porto Vitória possui uma estrutura de staff que gera confiança ao Bahia de deixar um atleta aprovado sendo desenvolvido aqui neste primeiro momento. Hoje o Júlio é do Bahia, ninguém pode levá-lo. Isso demonstra o nosso crescimento na questão estrutural, mas sobretudo, da capacitação dos nossos profissionais. Porque quem faz o futebol tem que ter estrutura, oferecer condições de trabalho e quem faz e desenvolve esses meninos é o nosso staff”, afirmou.

Fã de Cristiano Ronaldo, Júlio treina de segunda a sexta

Admirador assumido do Cristiano Ronaldo, famoso por sua dedicação aos treinos, Júlio não fica atrás do astro português. O jogador do Porto Vitória treina no clube três vezes por semana, durante a tarde, e continua no futsal do clube Álvares Cabral nos outros dois dias da semana, tudo isso sem deixar os estudos.

“Meu maior sonho é ser jogador de futebol, disputar uma Champions League e conquistar muitos títulos. O futebol para mim é diversão, é estar com meus amigos, é fazer o que eu gosto, que é jogar bola. Para mim vai ser muito bom ir para o Bahia, porque vou ter emoções novas, coisas novas, amigos novos, jogar em outro estado, isso é muito bom”, conta o menino.

A família vive a expectativa de ver o filho vestindo as cores de um time de Série A do Campeonato Brasileiro e que agora também tem o aporte financeiro do poderoso Grupo City, que comprou a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube nordestino. O empresário Jackson da Silva, pai do mini atleta, revela que a aptidão do menino para o esporte foi percebida desde cedo, em especial a habilidade com a perna esquerda e versatilidade para atuar nos dois lados do campo.

“Ele começou com cinco anos, em escolinha de futsal do bairro. Com sete anos, vimos que ele era diferente e o levamos para o Álvares Cabral. Lá também identificaram talento nele e aí conseguimos um teste no Porto Vitória. Com oito anos ele veio para o Porto, e com nove anos ele já jogava no Sub-11, inclusive foi campeão estadual no Sub-11, ele com nove anos num campeonato de meninos de onze anos”, contou.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA