18.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

ArcelorMittal promove medidas preventivas em mina

Leia Também

ES registra mais de 58 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

Destes, 39.609 já estão curados. O número de mortes também subiu nas últimas 24 horas. São 1.911 óbitos, ante os 1.879 de ontem (07). O índice de letalidade está em 3,26%.

Provas do Enem serão realizadas em janeiro de 2021

O anúncio foi realizado por meio de coletiva de imprensa, que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Vendas de veículos novos apresentam retração em maio

Já no acumulado dos cinco meses de 2020, os 21.187 veículos emplacados registraram 25,98% abaixo do resultado verificado no mesmo período do ano passado, quando foram  vendidas 28.624 unidades.

Mais recursos para atendimento a pessoas em situação de rua

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a verba será doada pelo governo estadual, que repassará R$ 376,2 mil para a realização de ações em três meses.

Famílias de duas comunidades estão sendo realocadas como medida de segurança

Cerca de 23 famílias de duas comunidades próximas a barragem da mina de Serra Azul, localizada no município mineiro de de Itatiaiuçu, estão sendo realocadas como medida de segurança. O anúncio foi feito pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (4).

Segundo a empresa ArcelorMittal, operadora da mina, a ação foi necessária após a atualização da análise teórica de rompimento de barragem (dam break) e adotando premissas mais conservadoras, a área potencial de impacto foi ampliada, mantendo uma margem de segurança maior.

Leia a nota na íntegra:

A ArcelorMittal Brasil opera a Mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, Minas Gerais, no Brasil. Ela produz 1.2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos da Mina, que é à montante, está desativada desde outubro de 2012. Desde então, Serra Azul está operando sem nenhum rejeito úmido, o qual foi substituído pelas metodologias de empilhamento a seco e em cava.

Em fevereiro de 2019, a Mina de Serra Azul implementou uma evacuação preventiva da comunidade local com base em novos fatores de análise de segurança, após os recentes incidentes ocorridos no setor de mineração brasileiro. Desde a evacuação, em 8 de fevereiro, o monitoramento foi ampliado para incluir medidas adicionais, como monitoramento por vídeo 24 horas, monitoramento por radar, monitoramento sísmico, inspeções por drone e automação dos dispositivos de medição de nível do reservatório.

A Mina de Serra Azul tem trabalhado com as autoridades e com especialistas independentes para atualizar os modelos para a barragem desativada de Serra Azul. Após a atualização da análise teórica de rompimento de barragem (dam break) e adotando premissas mais conservadoras, a área potencial de impacto foi ampliada, mantendo uma margem de segurança maior. Em resposta, a ArcelorMittal, como medida preventiva, decidiu realocar aproximadamente 23 famílias de duas comunidades. É importante destacar que não houve nenhuma alteração no nível de emergência da barragem, que permanece no nível 2.

A empresa está em contato constante com as autoridades locais. A prioridade é garantir que os moradores estejam em segurança. Eles serão transferidos para acomodações temporárias.

A Mina de Serra Azul está realizando novas ações e estudos complementares para avaliar as opções para retornar ao plano de descomissionamento da barragem de rejeitos de maneira segura. Após conclusão das melhorias para recuperar o fator de segurança, que estão em andamento, a empresa irá executar o descomissionamento da estrutura.

A ArcelorMittal Brasil pede desculpas pelos transtornos que esta última decisão irá causar à comunidade e às famílias afetadas. A empresa reforça que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar.

“Agimos rapidamente em fevereiro de forma a garantir que não houvesse nenhum risco para a comunidade do entorno da barragem de Serra Azul. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para apoiar as famílias impactadas por esta última decisão, considerando que a nossa prioridade é a segurança, sempre”, afirma Sebastião Costa, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vendas do varejo sobem 13,9% em maio ante abril, revela IBGE

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 8,6% no ano e redução de 1% em 12 meses. Confira! Por Daniela Amorim (AE) As vendas...

Sicoob ES vai liberar R$ 200 milhões para produtores de café

O volume será disponibilizado mais cedo este ano, neste mês, como uma medida do Ministério da Agricultura para apoiar o setor neste momento de pandemia.

Dia Mundial do Chocolate: destaque na produção da matéria-prima no ES

O Espírito Santo produz cerca de oito mil toneladas de cacau por ano. Isso porque o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apoia os agricultores, fomentando a produção de cacau no território capixaba.

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade