23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Máscaras transparentes não protegem contra a Covid-19

É preciso ficar muito atento ao escolher o acessório

Depois de um ano de pandemia, a população encontra no mercado uma grande variedade de modelos de máscaras. Entretanto, é preciso ficar muito atento ao escolher o acessório. Máscaras transparentes feitas em polipropileno, por exemplo, têm ganhado cada vez mais popularidade, mas não oferecem nenhuma proteção contra a Covid-19. “A máscara é um acessório que deve cobrir o nariz e a boca. E tem que cobrir sem escape, é necessário que esteja encostada no rosto sem nenhum vão para entrada de vírus”, explica a infectologista Rubia Miossi.

Preferência entre aqueles que buscam menos impacto estético e tentam encontrar uma saída para respirar com mais liberdade, as máscaras transparentes, também conhecidas no mercado com M85, não vedam corretamente o rosto de quem as utiliza, oferecendo riscos de contágio.

- Continua após a publicidade -

“Essa máscara não protege contra nada. A máscara de policarbonato funciona apenas encostada por cima do nariz, não veda o rosto e é completamente inútil”, alerta a especialista. Rúbia reforça que existem outros modelos que trazem uma costura na frente, o que também compromete a proteção por permitir a passagem do coronavírus.

A ineficácia dos modelos transparentes pode ser comparada a do face shield – escudo de plástico transparente para o rosto – quando usado sem máscaras por baixo. Os respingos conseguem escapar pelas laterais e por baixo, tornando o usuário propagador e também alvo fácil para o vírus. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA