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terça-feira, 16 abril, 2024

Marketing e sustentabilidade: um casamento indissolúvel

Responsabilidade civil é uma decorrência da cidadania, ou seja, o cidadão tem direitos e deveres, e a empresa cidadã também

Por Ronald Carvalho

Já reparou como as palavras fidelização e sustentabilidade se parecem? Quase sinônimas? Não existe Marketing sem ética, aliás, não existe gestão sem ética, aliás, não existe vida sem ética.

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O gestor de Marketing contemporâneo tem como primeiro item de sua agenda a satisfação do cliente, como aponta a moderna definição de Marketing, mais do que sua satisfação e fidelização, neologismo que se impõem cada vez mais. Fidelização, aliás, lembra muito outra palavra mágica de nossos tempos: sustentabilidade.

Responsabilidade civil é uma decorrência da cidadania, ou seja, o cidadão tem direitos e deveres, e a empresa cidadã também. Responsabilidade social vai um pouco além. A empresa moderna, a gestão moderna, só consegue ser eficiente se cumprir os preceitos da sua função social, que é a produção de bens e serviços com qualidade e cumprimento da lei.

Gestão responsável é aquela que cumpre as duas responsabilidades. Gestão sustentável é aquela que assegura que a empresa tenha lucros, reinvista esses lucros e garanta sua sobrevivência e prosperidade, entre outras coisas, fidelizando o cliente. Se relermos com atenção esse pontos, veremos que eis aí uma boa definição de gestão competente: é aquela gestão que responsável civil e socialmente e sustentável. Em outras palavras, todos esses conceitos são convergentes. Sustentabilidade é a manifestação socioambiental da responsabilidade social.

A gestão responsável e sustentável define-se a partir de cinco elementos básicos:

  1. Remuneração adequada dos acionistas
  2. Remuneração justa dos funcionários e colaboradores
  3. Pagamento de impostos e obrigações sociais
  4. Ação comunitária competente e transparente, inclusive política
  5. Qualidade do produto e do relacionamento com o consumidor

Ora, qualidade de produto e relacionamento com o consumidor são as duas tarefas principais do Marketing, portanto, o Marketing pressupõe e exige a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Mas como fazer? Em primeiro lugar, as ferramentas de gestão moderna condicionam a eficiência do Marketing. A primeira delas é o planejamento estratégico, participativo, transparente e aberto a todas as partes interessadas, ou seja, governança corporativa.

Tecnologia, em segundo lugar, é condição essencial da prática responsável do Marketing. CRM, ERP, SAC e todas aquelas siglas que proporcionem boa comunicação e relação com o cliente. Sem tecnologia, não existe Marketing bem feito, independente do tamanho da empresa.

A terceira coisa é a atitude, respeito ao consumidor. Não existe ética sem respeito, não existe Marketing sem respeito. Por isso, os cinco mandamentos do Marketing responsável e sustentável são:

  1. Jamais abrir mão da qualidade do produto, a primeira e essencial função do Marketing
  2. Observar sempre, em qualquer circunstância, a verdade na comunicação
  3. Praticar o preço justo, que assegure a remuneração do acionista e a satisfação do consumidor
  4. Praticar uma distribuição adequada e processo de vendas e negociação honesta
  5. Descobrir e exercer com total sinceridade a identidade da marca

Em Marketing, como no budismo, não existe pecado. Quem não cumpre esses mandamentos não vai para o inferno. Simplesmente, fracassa.

Ronald Z. Carvalho é consultor de Marketing, professor convidado da Fundação Dom Cabral e palestrante.

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