25.8 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro, 2020

Marketing e as redes sociais

Mais Artigos

Cuidado com a imagem da sua empresa!

Uma organização, pequena ou grande, está baseada primordialmente naquilo que é o seu objetivo

Novos tempos para a educação

A única certeza existente é de que a educação é primordial na vida de qualquer ser humano

O e-mail marketing não morreu e está melhor do que você imagina

Existem estratégias que levam o cliente para receber ofertas ou lançamentos especificamente por e-mail

Desmatamentos & queimadas ilegais: não faltam leis, mas consciência e atitudes!

Isto tudo ocorria sob o olhar omisso do poder estatal, óbvio, diante dos interesses que circundavam as florestas naturais e, ainda, se mantém até os dias atuais

Pertinência, coerência, relevância, informação, tudo isso faz parte do respeito ao mundo do consumidor ao abordá-lo nas redes sociais. O assunto do momento no marketing é a explosão das redes sociais e sua crescente importância para a comunicação mercadológica. Consultores e especialistas em marketing de rede, agências especializadas, surgem de todos os lados, desde os mais sérios e competentes até arrivistas de eficácia duvidosa. Artigos proliferam na mídia, inclusive nas próprias redes, sobre o assunto. Contra ou a favor, reproduzindo assim no mundo virtual tudo o que pode acontecer no mundo real. Aliás, esta é uma boa maneira de começar mais um artigo que visa ao entendimento e aproveitamento das redes.

Em primeiro lugar, as redes sociais não são panaceia de marketing, nem a solução mágica de todos os problemas… São apenas, e isso não é pouco, mais um meio de comunicação, imitando ou tentando reproduzir o mundo real. Portanto, a melhor abordagem é dar às redes sociais o melhor tratamento que o bom e velho marketing convencional recomenda. Não se deixar seduzir por conclusões apressadas como : ”É de graça ou o custo é muito baixo”… Veicular, em qualquer veículo, exige cuidado, portanto qualidade, portanto custa. Exemplo: deixar de anunciar nas mídias convencionais e anunciar errado nas redes sociais. Resultado, vendas aquém do necessário… Isto também é custo, e bem alto. Outros exemplos: público alvo incorreto, linguagem inadequada, exposição aberta à críticas de todo lado. Não é incomum empresas que anunciam ou inserem comunicação nas redes sociais serem expostas a ataque ou até rejeição por parte de consumidores. Igualzinho no mundo real!

Isto posto, vamos ao que deve ser feito, começando por um bom planejamento de marketing, ou seja, público alvo, objetivos de alcance da comunicação, objetivos de vendas, contratação de profissionais especializados sérios e medição cuidadosa de resultados, coisa em que as redes sociais realmente batem as mídias convencionais.

Uma vez desenvolvido este planejamento, o trabalho de marketing nas redes sociais exige perseverança, consistência e constante dedicação. Nas mídias convencionais você veicula um anúncio ou comercial e segue o trabalho de vendas. Na rede social não existe o conceito da veiculação pura e simples, mas de um acompanhamento constante. Acompanhamento quer dizer medição e renovação. Dia e noite… Já reparou que as bem-sucedidas abordagens de marketing nas redes, como a Netshoes, por exemplo, mandam mensagens dia e noite?

Finalmente, uma veemente recomendação: respeito. Isso mesmo, nada de abordagens invasivas. Lembre-se do desgaste do telemarketing com as ligações inconvenientes e fora de hora. Veja hoje nas redes como certos políticos invadem espaços sem critério, ou por outro lado, o sucesso da clássica jogada de marketing nas redes da campanha que elegeu Obama nos Estados Unidos. Pertinência, coerência, relevância, informação, tudo isso faz parte do respeito ao mundo do consumidor ao abordá-lo nas redes sociais.

Repetindo o que dissemos antes, a internet e as redes sociais são uma maera repetição do mundo real. Com tudo de bom e ruim que o mundo real tem. Com as mesmas regras de etiqueta e respeito, e, principalmente com o mesmo marketing. Faça o marketing das redes sociais, não porque é barato, ou porque é moda. Mas porque sem ele, no mundo de hoje, você fica para trás. Sem redes sociais, qualquer campanha de marketing é incompleta. Pense nisso…

Ronald Z. Carvalho, consultor e professor da Fundação Dom Cabral

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Hoje é dia da moqueca capixaba

A data, 30 de setembro, foi instituída por meio de lei municipal nº 8.313/12 e faz parte do calendário oficial de Vitória

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.