23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Marechal Floriano: um município cheio de história para contar

Além das belezas naturais e até um zoológico, Marechal Floriano reúne um mix de atrativos capaz de encantar todo tipo de visitante

O município de Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, é um daqueles lugares em que se encontra de tudo, desde sítios para locação até pousadas aconchegantes, atividades esportivas e de lazer em meio à vegetação nativa, restaurantes, museus, agroturismo, arquitetura marcante e muita cultura. E como se isso tudo ainda fosse pouco, o município tem também o segundo ponto turístico mais visitado de todo o estado: o primeiro zoológico do Espírito Santo.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, o número mensal de turistas chega a cinco mil e a expectativa de crescimento para este ano é de 15%. Com tantas opções para visitar no município, esta edição da Revista ES Brasil traz uma lista de locais imperdíveis para quem está passeando pela região, que guarda traços marcantes da história de sua ocupação pelos imigrantes europeus.

- Continua após a publicidade -

Zook Park da Montanha

Como já mencionado, o Zoo Park da Montanha é o primeiro zoológico do Espírito Santo. Um empreendimento inovador, com infraestrutura completa para receber visitantes. São mais de 500 animais, aproximadamente 150 espécies, em recintos amplos, que simulam seus habitats naturais.

Uma parte do passeio que chama a atenção são os cinco viveiros de imersão, onde é possível entrar e se deparar com araras azuis, vermelhas, papagaios, pássaros exóticos, tucano, cágados, patos, flamingos e cisnes. E não se assuste se no decorrer do percurso uma arara pousar em seu ombro.

Segundo os proprietários, um dos objetivos principais do zoológico é desenvolver programas de educação ambiental, promovendo a preservação e conservação da fauna. Os programas de educação ambiental são totalmente monitorados por biólogos e técnicos especializados para atender aos estudantes.

O zoológico fica localizado no Sítio da Vovó, na Barra do Rio Fundo. O acesso é feito pela Rodovia BR 262, Km 49. O estabelecimento funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h.

Marechal Floriano: um município cheio de história para contar
Centro Cultural Clara Luiza Hulle Pereira dentro da Estação Ferroviaria de Marechal Floriano – Foto: MCC&VB/Gabriel Lordello

Estação Ferroviária Araguaya

Outro destino turístico muito procurado em Marechal Floriano data da segunda metade do século XIX, quando o Imperador Dom Pedro II iniciou uma empreitada que tinha como objetivo fazer do Brasil o país americano com uma das maiores malhas ferroviárias. Com a criação da Estrada de Ferro Leopoldina, buscava-se escoar rapidamente o café para o litoral, assim como integrar as zonas desenvolvidas da Região Sudeste.

Atualmente restam apenas alguns ramais da linha em funcionamento (que interligava o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e outras que resistem se tornaram museus ou atrações turísticas. Assim aconteceu com a Estação Ferroviária de Araguaya.

Localizada no meio da pacata cidade, a estação atrai os visitantes que percorrem as serras do estado. Vale ressaltar que é possível fazer um tour pelas montanhas capixabas partindo de Viana, na Grande Vitória, e chegar a Marechal Floriano.

Casa do Nono

Aqueles que visitam a Estação Ferroviária de Araguaya podem apreciar logo ali pertinho a Casa do Nono. Inaugurado em 2013, o imóvel foi o último memorial ao imigrante criado na região. Idealizada por Angelo Uliana, um descendente de imigrantes, a Casa do Nono é uma réplica perfeita da moradia dos primeiros imigrantes que chegaram à região.

Galeria com um pouco mais de Marechal Floriano

Feita de barro e madeira, a pequena casinha chama a atenção de quem passa pela estação, já que está à beira da linha do trem. O interessante deste museu é que o empreendimento foi obra da iniciativa de moradores e a maior parte do mobiliário que integra o acervo é fruto de doação. Quando estiver passando pelo belo distrito e quiser viajar no tempo, se perca na Casa do Nono ou nos diversos museus da cidade.

Estação Ferroviária de Marechal Floriano

Situada na Praça José Henrique Pereira, no centro de Marechal Floriano, a Estação Ferroviária abriga o Museu da Imigração e é um patrimônio histórico e cultural tombado desde outubro de 2019. O imóvel não pode ser restaurado, demolido ou sofrer intervenções sem prévia e expressa autorização do Conselho Municipal de Cultura e Turismo.

A estação foi inaugurada em 13 de maio de 1900 pelo então presidente da Província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir daquela data, a vila até então conhecida como Braço Sul – por ser cortada pelo braço sul do rio Jucu – passou a se chamar Marechal Floriano, em homenagem ao 1º vice-presidente da República, que depois se tornaria seu segundo presidente…

Marechal Floriano: um município cheio de história para contar
Centro Cultural Ezequiel Ronchi – Foto: MCC&VB-/Gabriel Lordello

Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi

O local foi o primeiro prédio destinado ao ensino público na vila de Araguaia. Funcionando desde 1995 como museu, abriga atualmente um rico acervo de peças antigas que ajudam a preservar a cultural loca.

São fotos, documentos, mobiliário, utensílios e outros objetos em exposição. É a oportunidade de o turista conhecer um pouco da vida e do passado dos colonizadores da região.

Museu Casa Rosa

Esse outro museu, também rico em história, foi criado a partir das lembranças de Samuel Rosa – um imigrante português que chegou à região na segunda metade do século XIX. Porém, a construção atual é um pouco mais recente, e foi obra de um polonês no fim dos anos 1800.

Não só a fachada chama a atenção de quem vai a Casa Rosa: o seu mobiliário de época, muito bem preservado, é um show à parte, fazendo do lugar, junto ao Centro Cultural Ezequiel Ronchi e o Museu do Esporte, a “tríplice coroa” cultural de Araguaia.

Igreja de Santo Antônio

E por fim, os devotos de Santo Antônio encontrarão uma comunidade diferente da que frequentavam antes da pandemia. A Igreja de Santo Antônio em Marechal Floriano passou por uma obra de restauração recentemente, assim como as instalações comunitárias.

Construída em 1891 em madeira, a capela tem cerca de 30 m² e já passou por um processo de reconstrução em 1938, com pedras e tijolos. Foi nessa reconstrução que a Igreja ganhou o altar que exibe hoje.

Com capela sediada na Rodovia Francisco Stockl, entre Santa Maria de Marechal e Araguaya, a igreja reúne devotos que vêm de Rio Fundo, São Martinho de Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Victor Hugo, Vitória e várias outras localidades.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -