26.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro, 2021

Maré Literária no museu da Ilha das Caieiras a partir desta terça (21)

A penúltima semana do mês de aniversário de 470 anos de Vitória começa com programação na Ilha das Caieiras

Por Munik Vieira

A nova exposição do Museu Manoel Passos Lyrio, “Maré Literária” que começa na próxima terça-feira (21) e vai até domingo (26), vai contar com apresentação de fanzines (pequenas revistas artesanais), cartazes e livretos que contam algumas das histórias do bairro Ilha das Caieiras.

São contos, músicas, poemas e outras formas de expressão escrita que relatam vivências de jovens entre 15 e 29 anos de idade de uma das mais tradicionais regiões da capital.

“O projeto Maré Literária tem como objetivo realizar uma exposição que exalte a Ilha das Caieiras, tendo como ferramenta a língua portuguesa para contar sobre a região, e valorizar os novos jovens artistas, em especial, aqueles que moram na comunidade”, explicou um dos organizadores, o produtor musical e audiovisual, Jairo Hortêncio dos Santos.

“A exposição é o resultado de oficinas de letras e rima e da confecção de fanzines que têm a Ilha das Caieiras como tema central. Como muitos participantes vivem em situação de vulnerabilidade social, o projeto é importante porque dá acesso à cultura e promove esses novos artistas ao mesmo tempo em que valoriza a localidade”, completou a produtora cultural e ativista social, Patrícia Fernandes Lourenço Borges, que também integra a organização da “Maré Literária”.

A mostra de classificação indicativa livre é uma ação de ocupação coletiva desenvolvida por Jairo, Patrícia e também pelo fotógráfo, produtor e músico, Huedson da Silva Miranda.

Cuidados

Para visitar a exposição não é necessária a realização de agendamento prévio, porém, há controle do número de visitantes no local que recebe até 10 pessoas por vez.

Protocolos das autoridades sanitárias referentes ao combate à Covid-19, como a utilização de máscaras e o uso de álcool em gel, estão sendo rigorosamente adotados no interior do museu.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade