22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Tempo: março com chuva e temperaturas amenas

Previsão é de chuva acima da média e temperaturas de até 14° na região serrana capixaba

Conhecido por ser um mês de chuva, em 2020 o mês de março mantém a tradição. Porém, desta vez a precipitação deve ser maior do que o normal no Espírito Santo e as chuvas serão acima da média. É o que prevê a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural (Incaper). A previsão climática para o mês indica ainda que os termômetros devem registrar temperaturas abaixo do normal no Estado.

De acordo com o relatório, na região do Caparaó e a parte mais elevada da região serrana, os acumulados de chuvas chegam a 250 mm. Nas demais áreas do Estado, ao longo do mês deve chover entre 120 e 150mm.

- Continua após a publicidade -

Com relação às temperaturas, a média observada para o mês de março distribui-se entre 26 °C a 28 °C em quase toda a metade norte do Estado, região da Grande Vitória, no Vale do Itapemirim e no litoral sul. As demais áreas do Espírito Santo apresentam, em média, de 24 °C a 26 °C, sendo que algumas localidades da região serrana atingem, em média, de 20 °C a 22 °C. Os trechos mais altos das proximidades do Caparaó na região sul registram entre 14 °C a 16 °C, em média.

esbrasil_previsão_tempo
Mapa com a precipitação de chuvas (esquerda), mapa com a previsão de temperatura (direita) – Fonte: CMET/ Incaper

Ainda conforme o documento, a previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA