27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Márcio Félix, secretário de desenvolvimento do ES, fala sobre desenvolvimento sustentável

Márcio Félix, secretário de desenvolvimento do ES, fala sobre desenvolvimento sustentávelO secretário de desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, vai participar, na próxima segunda-feira (19), de mais uma edição do ES Brasil Debate. Desta vez o tema será: “Desenvolvimento: É possível crescer com sustentabilidade?”. O evento acontece no Hotel Bristol, em Camburi, Vitória. Confira a entrevista do secretário e saiba o que será discutido no encontro.

Por que o desenvolvimento sustentável tem crescido tanto no Brasil?
A sociedade tem alcançado estágios de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico cada vez mais impressionantes, e com isso, as pessoas buscam cada vez mais um modo de vida com maior qualidade, fazendo com que os critérios sociais e ambientais sejam uma prioridade. As mudanças climáticas e os eventos naturais que vem acontecendo no mundo fazem com que a sociedade repense as questões relacionadas ao meio ambiente e busque esse equilíbrio para um desenvolvimento sustentável.

- Continua após a publicidade -

Qual a importância desse crescimento sustentável no país e no nosso estado?
O Brasil e o Espírito Santo vivem um momento positivo em sua economia. Com a chegada de novos empreendimentos, o Governo do Estado prioriza sua administração com um modelo de desenvolvimento descentralizado, ambientalmente sustentável e socialmente justo.
Buscamos, através de critérios e planejamentos, incentivar o desenvolvimento das microrregiões do Estado de acordo com as suas necessidades e vocações com o objetivo de que a população capixaba possa aproveitar as oportunidades desse bom momento que vivemos.

Sobre o Espírito Santo. Esse desenvolvimento já é prioridade para o governo e para as empresas capixabas?
Sim. Uma das prioridades do Governo Estadual é levar o desenvolvimento a todas as microrregiões do Espírito Santo de modo que cada vocação local seja respeitada. É o que chamamos de descentralização e harmonização do desenvolvimento, que, de forma sustentável, permitirá o crescimento das regiões e a geração de mão de obra para os cidadãos.

As pessoas ainda não têm a devida conscientização sobre esse tema. Como melhorar isso?
A comunicação tem papel fundamental para que este objetivo seja alcançado, pois atua como formadora de opinião. Por isso, é necessário que as empresas adotem políticas sustentáveis, com visão estratégica e de longo prazo, fortalecendo a imagem da organização em bases concretas e favorecendo sua aproximação com a sociedade.

Quais são as vantagens e benefícios de priorizar as práticas sustentáveis?
Os consumidores ganham força e passam, cada vez mais, a considerar a responsabilidade social e ambiental antes de escolherem produtos e serviços das empresas.

Como o governo do ES tem atuado nessa questão do desenvolvimento sustentável?
O governo do Estado vem trabalhando para que os cidadãos tenham cada vez mais qualidade de vida sem precisar sair de sua região. Por isso, reforço uma das prioridades de Governo, que é descentralizar o desenvolvimento, levando as empresas para as regiões onde ainda não há empreendimentos, ou poucos empreendimentos, considerando suas vocações, para que o capixaba tenha mais possibilidades de geração de emprego e renda.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA