67 municípios do Espírito Santo estão aptos a participar dos projetos e programas estaduais e federais
Por Redação
O Mapa do Turismo 2024 foi atualizado novamente nesta semana, incluindo dessa vez os municípios de Sooretama e Baixo Guandu. Com isso, 67 municípios do Espírito Santo estão aptos a participar dos projetos e programas do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur), após cumprirem os critérios estabelecidos por essas entidades.
“O retorno desses municípios é significativo para o desenvolvimento turístico dessas regiões. Estar no Mapa não apenas confirma uma gestão estruturada voltada para o turismo, mas também abre portas para a participação em diversos projetos e programas da Setur, nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.
Apesar da inclusão de Sooretama e Baixo Guandu, alguns municípios permanecem fora do Mapa do Turismo. Pinheiros, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Rio Bananal, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro e Presidente Kennedy não conseguiram atender aos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo e pela Setur. A exclusão inicial desses municípios pode ter se dado pela falta de um órgão municipal de turismo, um conselho municipal de turismo ativo e a destinação de orçamento específico para o fomento do setor.
Para retornarem ao Mapa, os municípios precisam organizar e apresentar a documentação que comprove o cumprimento desses requisitos. Esses documentos precisam ser inseridos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, onde serão avaliados por técnicos da Setur e do Ministério do Turismo.
O Mapa do Turismo é atualizado anualmente, e os municípios têm até o próximo ciclo, em 2025, para manterem ou conquistarem sua posição. Estar presente no Mapa é crucial, pois garante acesso a recursos e suporte que impulsionam o desenvolvimento do turismo local, beneficiando a economia e a qualidade de vida das regiões envolvidas.
Municípios que fazem parte do Mapa do Turismo 2024
Região Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras – Ecoporanga, Nova Venécia, Vila Pavão e Vila Valério.
Região Caparaó Capixaba – Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.
Região Metropolitana – Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Viana e Fundão.
Região Montanhas Capixabas – Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Venda Nova do Imigrante.
Região Sul Capixaba dos Vales e Café – Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.
Região dos Imigrantes – Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Ibiraçu, João Neiva e São Roque do Canaã.
Região da Costa e da Imigração – Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Rio Novo do Sul.
Região Doce Pontões Capixaba – Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.
Região do Verde e das Águas – Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, São Mateus e Sooretama.