23.9 C
Vitória
domingo, 19 setembro, 2021

Mapa de risco: confira as novas regras para esta semana

A partir desta segunda-feira (24), novas regras passam a valer no Estado, após divulgação do novo mapa de risco na última sexta-feira (21).

Por Munik Vieira

O governo estadual anunciou alterações significativas para diversas cidades capixabas. São 8 cidades classificadas com risco baixo. O número de cidades como risco moderado, que antes era de 32, subiu para 46. A capital, Vitória permanece estável apontada como risco moderado. Nenhum município se encontra em risco extremo — a classificação mais elevada.

Transporte

O transporte intermunicipal e interestadual para municípios em risco moderado segue totalmente liberado. O governo estadual também estendeu o horário de funcionamento do sistema Transcol até a meia-noite.

Comércio, bares e restaurantes

Estabelecimentos comerciais nas cidades de risco moderado podem funcionar sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social em filas.

Bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Escolas

No risco moderado, aulas presenciais seguem liberadas nas escolas municipais, estaduais e particulares para ensino infantil, fundamental, médio e superior. Anteriormente, o governo já havia liberado as aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental I nos municípios com risco alto.

Mapa de risco

Mapa de Risco
Foto: Reprodução/ Sesa

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira aqui a classificação do mapa de risco de todos os municípios capixabas.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade