30.2 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Manifestação para o trânsito em Vitória

Leia Também

Visite museus ao redor do mundo sem sair de casa!

Mas quem disse que você não pode ir a lugar algum? Você pode visitar os museus ao longo do mundo, e melhor: virtualmente!

ES registra 120 casos confirmados e 1 morte por coronavírus

Os casos confirmados do novo coronavírus subiram consideravelmente em 24 horas e uma morte foi registrada na manhã desta quinta-feira (02).

Número de casos de covid-19 chega a 6.836 e mortes somam 240

O índice de letalidade do coronavírus ficou em 3,5%. Os novos casos confirmados da doença somaram 1.119, um pouco menos do que o balanço de ontem.

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Apesar de poucas pessoas no protesto envolvendo motoristas e trocadores, a proibição de ônibus circularem fez com que as pessoas chegassem com até duas horas de atraso ao trabalho.

Motoristas e passageiros da Grande Vitória foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (12). Um protesto no centro da capital capixaba paralisou o trânsito e causou grande congestionamento. Os trabalhadores mais afetados foram os de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Crédito: Redação ES Brasil/ Karolyne Mayra

A Central de Trânsito informou que o protesto começou por volta de 07h20. Inicialmente os manifestantes estavam impedindo a passagem de ônibus em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo estadual. Veículos de passeio, caminhões e motos eram liberados. Mas com o aumento do número de coletivos se acumulando nas ruas do Centro, menos de meia hora após o início do protesto, já havia um caos no centro de Vitória. A partir de determinado momento, o trânsito ficou todo impedido, nas seis faixas em frente o Palácio, tanto na Avenida Jerônimo Monteiro (bem em frente à escadaria), quanto na Avenida Getúlio Vargas (beira-mar).

Crédito: Redação ES Brasil/ Mike Figueiredo

Isso causou enorme congestionado na região, que se estendeu até a Segunda Ponte e Rodovia Carlos Lindemberg também.

O protesto acabou por volta de 8h30, com a chegada da Polícia, incluindo a unidade de . A proibição de ônibus circularem causou grande impacto na rotina das pessoas, especialmente de quem depende de transporte coletivo. Houve quem chegou com mais de duas horas de atraso ao trabalho.

A causa da manifestação

Crédito: Redação ES Brasil/ Mike Figueiredo

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários), Edson Bastos, a causa do protesto é a eleição sindical que será realizada nesta sexta-feira (13). Edson Bastos é o atual presidente e não pode mais ser reeleito.

Isso porque, a votação irá ocorrer no interior das garagens, com três chapas concorrendo. Mas os manifestantes reivindicam que as urnas sejam colocadas nos terminais de ônibus.

Eleições do Sindicato

O presidente da comissão eleitoral do Sindicato, Roberto Argolo, afirmou que não é  possível atender ao pedido de levar as urnas para os terminais; e que o Sindirodoviários já deu ciência ao Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Civil e Ceturb.

O Sindiroviários também publicou uma nota em que classifica o protesto como “ato criminoso e irresponsável”. Afirmou ainda que foi praticado por membros da CUT, “no intuito de causar baderna e tumultuar o processo eleitoral em curso no sindicato para eleição da nova diretoria”.

A  nota diz também que “as autoridades constituídas têm sido complacentes com tais paralisações perpetradas de forma criminosa e ilegal pela CUT, o que não ocorre nas oportunidades em que o Sindirodoviários vai às ruas na defesa dos legítimos interesses da categoria”.

O documento também “conclama” os trabalhadores a comparecerem às urnas no dia
13/07/2018, no horário de 4 às 18 horas, para “escolherem livremente, de forma democrática e transparente, a nova diretoria”. Os gestores eleitos irão governar nos próximos cinco anos.

Em meio aos protestos de integrantes do sistema de transporte coletivo, houve gritos em defesa do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, preso desde o dia 07 de abril.

Confira vídeo

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade