22.7 C
Vitória
terça-feira, 15 DE outubro DE 2024

Malta volta a pedir impeachment de Alexandre de Moraes no Senado

Em discurso no Plenário, senador capixaba Magno Malta comparou caso de Cleriston Pereira com jornalista morto pela ditadura e pediu impeachment de ministro

Por Robson Maia

O senador capixaba Magno Malta (PL-ES), voltou a se pronunciar no Plenário do Senado Federal pedindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em discurso na última quarta-feira (11), o senador relembrou mais uma vez o caso de Clériston Pereira da Cunha, um dos presos pela invasão e depredação das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

- Continua após a publicidade -

Malta ressaltou que Clériston foi mantido na prisão mesmo após o pedido de soltura enviado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), e faleceu porque tinha comorbidades. Em seguida, o parlamentar reiterou sua defesa do impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O parlamentar enfatizou que a morte do manifestante foi consequência de “uma injustiça promovida pelo Estado, e reflete a fragilidade do sistema Judiciário do país”. O senador alegou que os direitos humanos não têm sido respeitados e faltam ações em defesa dos presos.

“Eu chorei, implorei à Comissão de Direitos Humanos, que de direitos humanos não tem nada, é só audiência pública, para que fosse à Colmeia [como é conhecida a Penitenciária Feminina do Distrito Federal] ouvir aquelas mulheres com câncer, comorbidade, pressão alta, depressão, diabetes, que estavam presas, uma das quais eu visitei quase toda semana”, disse Malta.

LEIA MAIS
Companhia aérea vai pesar passageiros antes de embarque para voos internacionais - Foto: Reprodução Wikipedia Ales aprova incentivo à aviação comercial no ES - Medida aprovada pelo Legislativo visa evitar situações como a saída da Azul de Linhares; Proposta para a aviação foi do Executivo
padilha_regulamentação_reforma_tributária Padilha fala em regulamentar tributária até dezembro - Em entrevista após reunião com o presidente Lula, o ministro também criticou propostas legislativas que miram a Suprema Corte

O senador comparou o caso de Clériston com o do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto nos porões da ditadura militar. Ele sugeriu que a morte do manifestante também deve ser lembrada. E sugeriu que, “assim como a esquerda relembra e homenageia Herzog, a morte de Clezão [apelido de Clériston] também deve ser lembrada”.

Malta volta a pedir impeachment de Alexandre de Moraes no Senado
Cleriston Pereira da Cunha foi preso no 8 de Janeiro que morreu na Papuda

Malta também disse que Alexandre de Moraes tem agido de forma autoritária, sem ser responsabilizado, e convocou manifestações populares.

“O mundo inteiro tomou conhecimento. Agora, no dia 7 de setembro, o povo estava na rua sem medo para pedir o impeachment de Alexandre de Moraes. Aliás, nós temos de fazer isso em todo o Brasil. Nós temos de fazer isso em todas as capitais, em todas as cidades do Brasil. Fora, Moraes!”

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA